segunda-feira, agosto 14, 2006

Defeitos Especiais em Tokusatsu!!!

Ultimamente, tenho tido preguiça em querer atualizar o blog. Pra não deixá-lo às moscas, vou postar qualquer coisa (até informações velhas). Não posso decepcionar as pouquissímas pessoas que visitam o Universo Otaku e encontram algo de legal nele...HeHeHe. Pra começar, aqui estão alguns “defeitos especiais” em duas séries tokusatsu, Shaider e Juspion, que um amigo havia descoberto assistindo seus próprios DVDs a exaustão. A descoberta é um tanto velha, já que eu havia capturado as imagens em abril de 2004.
Uchû Keiji Shaider
Episódio 23: Kizu Darake no Dai Dassô (A Grande Fuga)
Esse é foi um dos poucos episódios em que Dai Sawamura (Hiroshi Tsuburaya) mostrou “seu talento para cenas de ação”. Na história, Dai sobe o monte Sanbôsan pra investigar as ações de Fooma. Ali, Dai cai na armadilha de Fooma e fica impedido de se transformar, devido a um gás que impedia a transmissão das ondas de Vavilos. Assim, ele acaba sendo arduamente perseguido pelo inimigo. Nas imagens abaixo, numa cena banal de pulo, podemos perceber que Hiroshi Tsuburaya foi substituído por seu dublê, Kazuyoshi Yamada. Diferente de Kenji Ohba (Gavan) e Hiroshi Watari (Sharivan), Hiroshi Tsuburaya precisava de dublê mesmo destransformado, já que ele não era um ator de ação (não era do JAC). Para quem não se lembra de Kazuyoshi Yamada, ele era aquele misterioso careca (Psycholler), que aparecia no final de cada episódio de Sharivan.

Kyojû Tokusô Juspion
Episódio 28: Denshi Zunô-jû no Hissatsu Data (Dados Mortais do Monstro Eletrônico)
Este é o episódio daquele inimigo Eigerman, que havia computado em seu cérebro eletrônico todas as informações de Juspion. Nas cenas abaixo, no instante em que Daileon é golpeado pelo monstro Eiger, a cabeça do robô se levanta e podemos perceber o suit-actor com um capuz preto, provavelmente o Noriaki Kaneda.

Episódio 29: Mad Gallan Shisu! Shikashi Gillza ga… (A Morte de Macgaren)
Bem, esse episódio não precisa de muita explicação. Marca a morte de Mad Gallan e a chegada da bruxa Gillza, que o ressuscita. Na cena em que Juspion corta o braço direito de Mad Gallan, dá pra perceber que alguém arremessa para cima, o braço e a espada. A tomada é um tanto rápida, só mesmo com câmera lenta para perceber.

É bem provável que existam mais desses “defeitos especiais” nas séries mais antigas, das décadas de 70 e 80, mas o difícil é ter paciência para encontrá-los. Típicas cenas que deveriam ser consideradas NG, mas que acabaram indo ao ar.

6 Comments:

At terça-feira, agosto 15, 2006 5:45:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Ahahha! Que topico mais engraçado! ;)

Se bem que quando eu vou explicar para alguem o que é tokusatsu eu sempre digo que sao aquelas series japonesas cheias de "defeitos especiais" hehehehehe.

Vou rever meu dvd, pois juro que nao tinha visto essa da cabeça do Daileon!

---

Mas eis um defeito especial ou de direçao que notei no KR Kabuto ep 27. O Kagami entra em Clock up, depois de alguns segundos o Kabuto entra tambem em clock up. Mas entao, naqueles poucos segundos, nao era ja' para o Kagami (que havia entrado primeiro) haver matado todos os monstros?

 
At terça-feira, agosto 15, 2006 1:22:00 PM, Blogger Michel said...

Piropo, gostou do post? Vou ver se faço mais desses.
Com relação ao Kabuto, não vejo nenhum problema um Rider entrar em Clock Up logo em seguida. Bem, na teoria, quem entrasse em Clock Up primeiro, levaria vantagem, por estar numa outra velocidade. Mas sabemos que isso não acontece. Apesar de que se dependesse do Kagami, ele ia querer dar um pau em todos os Worms!

 
At terça-feira, agosto 15, 2006 2:14:00 PM, Blogger Flávio Soares said...

Que droga, outra cena que vejo a cara do suit actor por baixo do capacete do Daileon!!!
Sei lá... prefiro que esses defeitos passem desapercebidos do que ficar procurando eles, pq independentemente de tudo ainda acho que o Juspion é o melhor tokusatsu que já assisti.

 
At quinta-feira, agosto 17, 2006 10:45:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Eu tambem acho Juspion o melhor, quase todos os brasileiros fãs de tokusatsu tem essa opiniao. Mas nao acho nada de mal em ver a cara do suit actor. Ao contrario. Faz parte da mitologia das series japonesas essas coisas.

Como o clock up, por exemplo. Hoje nao estamos nem aì, mas no futuro vao tirar muito sarro da serie do Kabuto... :)

 
At domingo, setembro 03, 2006 10:06:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Legal... esses "defeitos especiais"... Acho que só dá pra perceber mesmo vendo a serie num dvd.. ou gravado no computador .. ficar pausando as imagens.... Naquela época, pra nós era tudo novidade... bem que os produtores poderiam prestar atenção...
mais tudo bem ninguem é perfeito mesmo...rs

 
At segunda-feira, setembro 04, 2006 8:52:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Sensacional! Hahahhaaha =)
Pode fazer mais dessas "gracinhas"?

 

Postar um comentário

<< Home