segunda-feira, maio 08, 2006

Falece Machiko Soga, a eterna vilã dos tokusatsu!!!

Hoje, após regressar de uma longa jornada de trabalho, vejo meu e-mail e encontro uma mensagem de um amigo dizendo que a atriz Machiko Soga havia falecido. A princípio, pensei que fosse uma brincadeira, mas depois de entrar na página japonesa da Wikipedia, pude comprovar a veracidade do fato. Realmente, uma grande perda para o universo tokusatsu. Uma sensação de tristeza, igual quando eu soube da morte do ator Kenji Ushio (Shinigami Taishi, Doctor Q...) em 93.
Machiko Soga faleceu ontem (7/5) em sua própria residência, no bairro de Kunitachi, em Tokyo, aos 63 anos (embora algumas fontes constarem como 68). A causa da morte foi um câncer no pancreas. Machiko nasceu em 18 de março de 1943, em Tokyo, e iniciou sua carreira em 1960 como dubladora (seiyû, em japonês), num programa infantil da NHK. Em 1964, ela teve sua verdadeira estréia, num programa de marionetes chamado Chirorin-mura to Kurumi no Ki (A Vila Chirorin e o Pé de Noz). Em 1965 ela ficou bem conhecida fazendo a voz do fantasminha Q-Taro, do anime Obake no Q-Taro, dos mesmos autores de Doraemon (Fujiko Fujio). Um de seus últimos papéis em dublagem tinha sido a bolinha de baseball falante, Ballboy, em Seiun Kamen Machineman. Entretanto, Machiko ficou mais conhecida mesmo através do tokusatsu, quase sempre no papel de vilã. Seu primeiro personagem foi a vilã God Iguana na série Ai no Senshi Rainbowman (1975). No mesmo ano, interpretou a bruxa boazinha Bellbara, na série 5-Nen 3-Kumi Mahou-gumi. Em 80, ela ganhou um personagem de grande destaque, a Rainha Hedrian, em Denshi Sentai Denziman. A popularidade foi tanta, que Hedrian também foi reaproveitada na série Sentai do ano seguinte, Sunvulcan. No Brasil, dois personagens ficaram bem conhecidos, a Rainha Pandora, de Spielvan (1986) e a Younin Kumo Gozen (Aracnin Morgana, na dublagem brasileira), em Jiraiya (1988). Em 1993, começou a ganhar projeção internacional graças a vilã Rita Repulsa, da série Power Rangers (Versão Americanizada de Kyoryu Sentai Zyuranger). Participou também de outras séries tokusatsu como Battle Fever J (Ep.3), Gavan (Ep.21), Sharivan (Ep.22) e Maskman (Ep.30). Seu último papel na TV foi a feiticeira máxima de Magitopia, Magiel, atuando nos dois últimos episódios (48 e 49). Seu último legado é a vilã Ankoku Ginga Joou (Rainha da Galáxia das Trevas), do jogo Uchu Keiji Tamashii (The Space Sheriff Spirits), que será lançado no dia 25 de maio, para o console PlayStation2. Além de emprestar a voz ao personagem, Machiko também cantou a música tema da vilã, Ankoku Ginga Joou no Blues. Em 92, ela também havia cantado o tema da Bruxa Bandolla, em Zyuranger.
Depois de se afastar temporariamente do meio artístico, Machiko passou a se dedicar a sua loja de antiguidades, Stella, no bairro de Kunitachi. Fundada em 91, a loja trabalha com várias especiarias, como perfumes, roupas, acessórios, fruto de suas andanças pelo mundo. Dentre os mais interessantes eram os perfumes de fabricação própria, que ela batizava com os nomes de seus personagens mais conhecidos, como Bellbara, Hedrian e Pandora. Machiko normalmente estava presente na loja, sempre pronta para uma boa conversa com seus fãs. Na verdade, sua loja começou na década de 80, a partir de uma pequena galeria de quadros que ela mantinha no bairro de Harajuku, em Tokyo. A página da loja é: http://kunitachi.shop-info.com/stella/.

4 Comments:

At terça-feira, maio 09, 2006 2:11:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Ola Michel,

Hoje, como todo dia quando acordo, fui nos sites de download para ver se tinha algum tokusatsu novo para baixar, quando me deparei com esta triste noticia.

Passei o dia com esta noticia na cabeca (pensando na Pandora, na Morgana, e porque nao, na Rita Repulsa, etc.)e chegando a casa encontrei o seu post.

Post, como sempre, bem escrito e com muitos aprofundimentos. Diante das novas informaçoes sou mais fa(n) dela do que sabia conscientemente.

Un saluto,

 
At terça-feira, maio 09, 2006 6:37:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu tbm não queria acredtar,estava olhando exatamente essa foto dela do jogo,quando um amigo me chama e me dá a triste noticia.
Sempre será lembrada pelos seus fiéis fãs,uma grande perda.
Nossa Eterna Vilã!!!

 
At terça-feira, maio 09, 2006 6:52:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Em Tokusatsu ela também participou de Kamen Rider Stronger, fazendo a voz da Dra. Kate (27~30).
Saraba!

 
At sábado, dezembro 13, 2008 10:38:00 PM, Blogger Willamis Richards said...

Meu deus estou realmente consternado, grande perda não só para os japoneses mas também para todos nos, amantes dos tokus.

 

Postar um comentário

<< Home