sábado, maio 06, 2006

Reflexão: "Toku não é Tokusatsu!!!"

Atualmente, vejo muitos fãs se referindo ao Tokusatsu apenas pela palavra "TOKU", numa espécie de abreviação do termo, assim como ocorre com "Anime", que vem de Animation. Bem, não quero ser chato, mas gramaticalmente falando, está totalmente incorreto! Acredito que a grande maioria das pessoas que utilizam o termo tokusatsu, nem ao menos sabem o sentido da palavra. Tokusatsu é uma palavra formada por dois ideogramas (kanji): Toku, que literalmente quer dizer "especial", e Satsu, que vem do verbo Toru (Fotografar, Filmar...). O termo é uma contração de Tokushu Satsuei, que é traduzido como "Efeitos Especiais". Resumindo, dizer "Toku" não dá a idéia de Tokusatsu! Por exemplo, se eu disser a um japonês que gosto de "toku", ele vai achar que estou maluco.
Não tenho a pretensão de mudar o hábito das pessoas em continuar a falar "Toku", pra não ficar parecendo aquele tipo de cara chato e perfeccionista. Afinal de contas, o neologismo já faz parte do mundo otaku. Apenas acho que conhecer a origem da palavra é algo positivo.

4 Comments:

At sábado, maio 06, 2006 7:34:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Caro Michel,

Bem, apos ler este post posso dizer que vc seria um grande linguista.

Esta é a ideia: explicar a origem, explicar o modo correto, mas nao condenar o falante.

Eu uso muito o termo toku, é mais pratico, sobretudo para escrever.

Parabens por mais um interessante post.

Ciao

 
At domingo, maio 07, 2006 9:20:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Legal Michel,já sabia a tradução,mais é legal postar essas curiosidades...
Abração!!!

 
At domingo, setembro 07, 2008 1:41:00 PM, Blogger Yuri Suzano said...

"Resumindo, dizer "Toku" não dá a idéia de Tokusatsu!"

Mentira. Todo mundo entende o que o indivíduo quer dizer quando ele diz "toku".

 
At domingo, setembro 07, 2008 1:42:00 PM, Anonymous Anônimo said...

'Por exemplo, se eu disser a um japonês que gosto de "toku", ele vai achar que estou maluco."

ele vai achar q vc eh veado msm.

 

Postar um comentário

<< Home