sábado, março 17, 2007

O fenômeno Maid Cafe!!!

Bom, espero que todos já tenham ouvido falar de Maid Cafe, aqueles estabelecimentos tipo lanchonete, em que os clientes são atendidos por lindas garotas vestidas de empregada (maid). Oriundo da subcultura otaku, o que me chama a atenção é como esse tipo de estabelecimento tem se proliferado nos últimos anos. Não sei ao certo dizer quando começaram a surgir os Maid Cafe, mas hoje, eles praticamente tomaram conta de Akihabara, que outrora já fora conhecido como o bairro dos eletrônicos. Hoje, ela é chamada de “Otaku no Sechi” (A Terra Santa dos Otakus). Dêem uma olhada no mapa abaixo e reparem nos pontos em cor de rosa. São mais de 40 estabelecimentos que trabalham com garotas de vestidas de “maid”. Pelo menos a metade é de Maid Cafe. O restante engloba outros tipos de serviço como massagens e relaxamento.

Na imagem abaixo vocês podem conhecer 9 dos principais Maid Cafe. O primeiro deles, Maid Cafe Pinafore, é bem famoso, pois foi utilizado como locação para a novela Densha-Otoko. Para atrair os clientes, várias garotas vestidas de cosplay, ficam espalhadas por Akihabara distribuindo panfletos e até posando para fotos. Os clientes são sempre recebidos com um gentil “Okaerinasaimase Goshujin-sama”, que literalmente quer dizer, “Bom Retorno, Meu Amo”. E a coisa não fica só na refeição, eles tentam empurrar de tudo um pouco como cds, figuras, mini-stage, e tantas outras “inutilidades”.

Quem nunca esteve em Akihabara com certeza vai estranhar esse tipo de comportamento. Mas basta ver os animes atuais para encontrar um personagem empregadinha (maid), um dos símbolos do chamado Moe-Character (um tipo de personagem que exerce um certo fetichismo). Eu nunca entrei num Maid Cafe e também nem faço questão. Não faz o meu gosto. Quando vou pra Akihabara, prefiro lanchar num fast food ou comprar alguma coisa numa loja de conveniência. Além disso, comer em Maid Cafe é quase uma facada no bolso!