terça-feira, julho 23, 2013

Minha relação com o facebook...

Aproveitando que estou de folga, vou usar este espaço pra filosofar um pouco, o que não é o meu costume. Não gosto nem um pouco de falar de comportamento, deixo cada um viver a sua vida de sua maneira. Liberdade! Entretanto, sempre tem certas coisas que acabam me incomodando no facebook, a única rede social que participo. E vou logo dizendo, sou anti-social mesmo, apareço pouco e não tenho recíproca pra ninguém! Prefiro ser anti-social do que me fingir de amigo. Só clico em curtir ou deixo comentário, só quando eu realmente gostei da postagem. Independente de ser amigo íntimo ou não, não estou lá pra agradar ninguém. E muito menos celebro aniversários. Se o facebook entregou a minha data, ok, respondo pra cada um que me parabenizar. Mas eu, por princípios, não tenho esse costume. Se posto na linha de tempo de fulano, tenho que postar em todos. E na maioria dos casos, são de pessoas que me procuram por amizade, mas que de fato, nunca mantive relação. Aí sim acho estranho, do nada, vir dar um tapinha nas costas... Com relação ao chat, na medida do possível, sempre tento responder a quem me procura, mas eu mesmo, raramente tomo a iniciativa de iniciar um bate-papo. Com raras exceções, a maioria dos meus contatos são de quem mandou solicitação pra mim, e não o contrário. Quem me procurou para amizade, é porque teve seus motivos, e costumo aceitar todos, sem privar em nada de acompanhar a minha linha de tempo. Porque se eu quisesse quantidade de amigos, eu mesmo sairia mandando convites pra todas as sugestões de amizades indicadas pelo facebook (amigo de amigo), mas não faço isso, justamente pra não "forçar" os outros a receberem as minhas atualizações se não curtirem. Mas digo e repito, mesmo entrando pouco, estou sempre de olho no que meus contatos escrevem. Posso não me solidarizar com os momentos de alegria e tristeza dos contatos, mas estou sempre lendo. Com relação às postagens de terceiros, não vou entrar naquela de aprovo e desaprovo, mas digo, tem muito "lixo" sendo jogado na sua página. Principalmente, compartilhamento inútil. Sabem, é muita imagem de piada, Memes, "...não sei o que da depressão" etc e tal, sendo compartilhado. Tem usuário que só entra no facebook pra fazer isso, umas 10, 15 postagens seguidas. Outra coisa irritante é gente que pensa que facebook é twitter, e por mais que possa linkar os dois sites, vem com aquelas frases tipo, acordei, estou com fome, ou até xingamentos. Tá certo, muita coisa não é pra mim, mas fazer o que, eu leio e fico boiando... E outra coisa que condeno, mas evito de falar algo, é a maioria das pessoas ficarem dando "Control+C" em imagens e fotos de terceiros, e colar em sua linha de tempo (ou em grupos) como se fossem suas. Sabe, se você entrou num blog/twitter de um artista, gostou da foto dele e quer compartilhar, então joga o link original para direcionar ao blog/twitter, não fica colecionando imagens dos outros em seu PC. Sim, admito que já fiz isso em meu blog, com aquela desculpa da foto do artista poder sumir rápido, então eu vou fazer back-up em meu PC, mas percebi o quanto isso é anti-ético.