segunda-feira, março 26, 2007

Tokyo International Anime Fair 2007 (Parte 1)

Sábado, dia 24, eu fui ao evento Tokyo International Anime Fair 2007 (TAF 2007), realizado no Tokyo Bigsight, entre os dias 22 a 25 de março. Nos dois primeiros dias foram apenas para pessoas ligadas ao ramo, o chamado “business day”. Esta é a sexta edição do evento, que surgiu em 2002, com o nome de Shin Seiki Tokyo Koukusai Anime Fair 21 (New Century Tokyo International Anime Fair 21). Descrever o TAF é um tanto complicado. Digamos que ele é simplesmente o maior evento de anime do Japão. Dezenas de estandes, muitos produtos, anunciamento de novos animes, garotas lindas (Companion Girls), palestras, concurso de animações amadoras, e especialmente, muita, mas muita agitação. Assim é o TAF, um evento bem nos moldes da tradicional Tokyo Game Show. São tantas atrações acontecendo ao mesmo tempo, que fica impossível ver tudo. E o pior é a mistura de som, já que os palcos são muito próximos um do outro. Mal dá pra escutar o que os convidados estão falando. Haviam dois palcos principais, um para os shows e outro para o anunciamento dos novos animes. Fora os palcos dos estandes como a Toei Animation, Animax, Geneon, Broccoli etc. Pela Animax, o convidado ilustre foi Hironobu Kageyama. O espaço era pequeno, mas ele conseguiu fazer o público vibrar com suas músicas. A primeira, todo mundo deve imaginar qual foi: Cha-La Head-Cha-La (Dragon Ball Z/OP). Depois ele interpretou Boku-tachi wa Tenshi datta (DBZ/ED2), We Gotta Power (DBZ/OP2), Kishin Dôji Zenki, Yomigaeru Sora Rescue Wings (ED), além de uma música original. Ao mesmo tempo, no palco principal, estava rolando o TAF 2007 presents avex mode LIVE, live-stage organizado pela gravadora Avex Entertainment. Estiveram presentes nomes de peso como Hiroshi Kitadani, Haruko Momoi, Park Romi, a banda BeForU (criada pela Konami), além do sexteto do anime Lovely Idol (Sakura Nogawa, Mai Nakahara, Haruko Momoi, Yûko Gotô, Minori Chihara e Kanako Sakai). O público era enorme, e eu mal conseguia ver o palco. Só conseguia ver pelo telão. Só reconheci a Haruko Momoi pela voz, que é inconfundível. A presença maciça foi mesma de dubladores, acho que mais de 40. Ora você encontrava um ali, outro aqui... nem sabia ao certo quem estava lá!
Pra curtir 100% do evento, acho que só sendo japonês mesmo. Tem muita gente que eu conheço que talvez iria se sentir estranho num lugar desses. É preciso, além de saber japonês, gostar de cantores e dubladores, e estar a par das produções mais recentes. Como eu gosto de tudo um pouco, acabo facilmente entrando no clima!

Para quem quiser ver algumas fotos do evento, clique aqui. Infelizmente, como sempre, não foi permitido fotografar os shows de palco e as entrevistas. Mesmo assim, acho que dá pra sentir como foi o evento.Site oficial da TAF: http://www.tokyoanime.jp/

Marcadores: