domingo, julho 22, 2007

Ir ou não pra Akihabara, eis a questão!

Esse não é um dilema meu, e sim de um amigo indonésio que está em situação ilegal no Japão. Eu não preciso pensar duas vezes se vou pra Akihabara ou não...HeHeHe! A história é a seguinte, esse amigo vive me pedindo pra comprar pra ele uma câmera de vídeo (handcam), daí eu o convidei a ir pra Akihabara comigo. O problema é que ele carrega um certo medo de ser pego pela imigração, por estar com o visto vencido desde 2003. Ele havia entrado no Japão com um visto de turista, de 3 meses. Eu entendo o medo dele, ainda mais depois que o Willy, com quem ele dividia o apartamento, havia sido extraditado. Só que eu acho que é muito exagero da parte dele, achar que vai ser pego numa estação como Ueno ou Tokyo. A hipótese de ser pego numa estação existe, mas é muito pequena. Dificilmente um agente da imigração ou um guarda vai parar você e pedir a documentação pra saber se tem visto ou não. Quantas milhares de pessoas passam por dia numa estação como a de Ueno? De estrangeiros então, são centenas diariamente. Além disso, o ritmo nas estações é muito agitado. Uma troca de trem em Ueno para a linha Yamanote leve uns 5 minutos. Tudo é muito rápido e por isso, acho bobagem esse medo que os indonésios em geral tem de andar de trem. Passo no mínimo duas vezes por mês em Ueno, e nunca senti esse “clima” de fiscalização. Acho que é fruto da imaginação deles. Bom, esse meu amigo disse que só iria pra Akihabara se eu lhe arranjasse uma identidade falsa. Aí já é pedir demais! Infelizmente ele não sabe o que está perdendo. Já desisti de convidá-lo. No mais, apenas fico enchendo o saco dele. Talvez eu esteja sendo um pouco intransigente, não sei. Espero o comentário de vocês pessoal!

3 Comments:

At domingo, julho 22, 2007 10:09:00 PM, Blogger Alexandre Nagado said...

Essas pessoas acabam agindo como criminosos foragidos, quando na verdade são trabalhadores esforçados em busca de uma vida melhor. Não devia ser assim.

 
At domingo, julho 22, 2007 11:12:00 PM, Blogger Michel said...

Existe um provérbio japonês que diz "Jigô-Jitoku", algo como "Você Errou, Você Resolve". Quando os indonésios deixam o visto expirar propositalmente, eles sabem dos riscos que estão correndo. A Indonésia é um país tão caótico quanto o Brasil, e por isso, muitos tentam a sorte no Japão, já sabendo que vão se manter ilegais. Não há dúvidas que eles sejam trabalhadores esforçados e honestos, mas infelizmente a lei impede que os não descendentes de japoneses tenham uma estadia maior. O maior problema são as empreiteiras, que contratam a mão-de-obra ilegal, pois podem pagar salários bem baixos.

 
At terça-feira, julho 24, 2007 6:03:00 AM, Anonymous Anônimo said...

As leis de imigração são feitas, infelizmente, para favorecer a ilegalidade. As empresas ganham muito com a mão-de-obra ilegal: exploram gente que ganha pouco; que trabalha a imposto zero; que não tem direitos e que não pode reclamar.

 

Postar um comentário

<< Home