terça-feira, agosto 04, 2009

Ys I&II Chronicles

Bom, hoje vou falar um pouquinho sobre o jogo Ys I&II Chronicles, lançado pela Nihon Falcom no dia 16 de julho, e que eu adquiri no dia 18. Pra quem já acompanha o meu blog há muito tempo, sabe que este RPG está entre meus jogos favoritos. A paixão por Ys, jogo que ainda é um tanto desconhecido para alguns (se comparado a FF e DQ), começou na época do bom e velho MSX. Meu irmão tinha adquirido as cópias dos Ys I~III, mais ou menos em 1990. Mesmo sem saber japonês, eu acabei me viciando nos jogos. O Ys I eu só consegui terminar, pedindo ajuda no antigo serviço de dicas Hotline, da Tec-Toy. Se não me falhe a memória, acho que Ys tinha sido lançado no Brasil para o Master System. Mas tive que ligar duas vezes, porque um atendente falava uma coisa e outro falava outra. Pra quem já jogou, eu não estava conseguindo entrar na sala onde a Reah estava aprisionada, num dos andares da Torre de Dahm. Tinha que equipar ao mesmo tempo o colar Blue Neckles e o anel Evil Ring. É que o colar anularia os efeitos malígnos do anel, já que ao equipar apenas o anel era morte na certa! Isso que dava jogar sem saber japonês! Era um serviço que eu achava bacana, essa Hotline, mas poucas vezes recorri a eles. Já em Ys II, eu havia “empacado” num determinado ponto e tinha até desistido de jogar. Daí, depois de um tempo, recomecei do zero e o ponto que eu não conseguia passar era necessário utilizar a magia Telepathy, transformando o Adol no monstrinho sagrado Loo, e conversar com um personagem, pra obter informações valiosas. E por fim, o Ys III, durante a jogada, o disquete havia dado defeito e eu tinha perdido o jogo todo. Se não me falhe a memória, na hora de salvar uma jogada, ao invés de introduzir um “user disk”, deixei o “scenario disk” no drive e a gravação da jogada acabou danificando o disco. Mas eu cheguei a terminá-lo, na versão do MegaDrive, utilizando emulador. Bons tempos que não voltam mais!
Embora Ys seja um jogo bem simples, é isso que faz dele um sucesso. Inclusive, esta versão do PSP parece que anda vendendo bem, estando em sexto lugar no ranking de vendas. Comecei a jogá-lo no dia 20, e depois de um “maratona”, terminei a parte II no sábado de manhã. Meu, joguei como um louco, lembrando os tempos do MSX, em que eu ficava horas entretido... Mas pra quem terminou qualquer uma das versões de Ys I&II anteriores, termina qualquer versão. A história é a mesma e só muda a jogabilidade. Lembro-me que para derrotar o último boss de Ys I, Dalk Fukt, era necessário equipar-se apenas com utensílios de prata (Silver Sword, Shield, Armor), já que o ponto fraco do vilão era a prata. Como eu demorei pra perceber isso no MSX... O legal desta versão do PSP, é que ao jogar com o áudio no Chronicles Mode, o encerramento das duas partes é cantado. Ficou bem legal o arranjo vocal que fizeram para ambos os temas. Pra ouvir as outras duas versões (PC-88 e Original), basta ficar trocando durante o jogo. Também foi adicionado um caderno (note) em que fica registrado a ficha de todas as pessoas com quem você conversou e os inimigos que você derrotou. E outra coisa interessante no Ys II são os mascotes, miniaturas dos personagens pra deixar de enfeite na tela. Aí você tem que cumprir certas tarefas para obtê-los, como conversar tantas vezes com tal personagem, terminar em outros modos de dificuldade (Normal, Hard e Nightmare) etc. Isso é pra quem tiver tempo e paciência! Abaixo, separei algumas matérias publicadas na revista Dengeki PlayStation.
Dengeki PlayStation Vol.447 (Pg.80 e 81)

Dengeki PlayStation Vol.449 (Pg.72 e 73)

Dengeki PlayStation Vol.451(Pg.144~149)



E mais novidades, no dia 17 de setembro sai o Ys SEVEN, para o PSP, que pela primeira vez, vai se tornar um “Party RPG”. Mais um jogo que vai entrar pra minha lista!