quinta-feira, janeiro 04, 2007

Ys ORIGIN, Comentários sobre o jogo!!!

Hoje, como meu último dia de folga, tirei o dia para jogar o RPG Ys ORIGIN, que eu comprei em Akihabara. Para quem não conhece o jogo, eu já havia comentado aqui no blog. O jogo é bem interessante, por ser um RPG simples, bem à moda antiga. Nada de dezenas de personagens ou escolhas de caminho: o jogo é totalmente linear. A história de Ys ORIGIN se passa cerca de 700 anos antes dos acontecimentos de Ys I, ou seja, pela primeira vez um jogo de Ys não é protagonizado por Adol Christin, herói das outras versões. O que era apenas lenda, passa a ser o palco de Ys ORIGIN. Como eu já comentei sobre a história do jogo anteriormente, não vou me repetir aqui. O interessante é o elo de ligação com o Ys I, já que todo o jogo se passa na chamada Torre de Darm, covil dos “mamonos” (bestas), que era o estágio final de Ys I. Tenho boas recordações da época que joguei Ys I no MSX. Pra passar dessa torre, tive até que recorrer ao serviço de dicas Hotline, da Tec-Toy. A grande maioria dos itens que você encontra durante o jogo é o mesmo de Ys I&II, e praticamente tem a mesma função. Um deles é o “Mask of Eyes”, que permitia encontrar passagens secretas. O engraçado é que o jogo possui um defeito: ao usar essa máscara, a tela acaba ficando toda cinza. Para solucionar esse problema, tive que baixar um programa update no site oficial do jogo. É claro que não é preciso conhecer Ys I para apreciar Ys ORIGIN, mas ajuda muito, pois algumas situações na Torre de Darm são idênticas ao Ys I. É importante saber ler os diálogos, pois alguns revelam o que você deve fazer durante o jogo. A única coisa que eu acho estranho é que, apesar da diferença de 700 anos, não há uma evolução entre Ys ORIGIN e Ys I. Não há progresso na civilização. Por enquanto estou jogando com a heroína Yunica Tovah. Com o feiticeiro Hugo Fukt, o desenvolvimento da história é diferente.


Box (Frente/Verso), Capa e Official Visual Book.
Pra quem tiver interesse, hospedei alguns clipes de Ys no megaupload. Clique aqui para baixar a pasta de zip. Quem achar demorado, pode consultar também os seguintes sites:
http://www.falcom.com/download/demo/index.html
http://www.falcom.com/yso/index.html

1 Comments:

At segunda-feira, janeiro 08, 2007 1:16:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Ola, Michel,

Sobre a falta de evoluçao, existe uma teoria muito bacana entre os fãs de rpg em geral (eu sou um viciado em rpg, e nao so' os para pc e console). E' o seguinte. Num mundo onde é possivel fazer as coisas atraves da magia e onde existe uma casta sempre presente de magos e sacerdotes, a evoluçao cientifica ocorreria muito lentamente. Ou como no caso de Final Fantasy, a sua evoluçao ocorreria em areas restritas, onde o uso da magia nao é difuso.

Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home