domingo, abril 08, 2007

Reflexão: Qual a popularidade das séries tokusatsu no Japão?

Ontem, alguns colegas do fórum Tokubrasil me perguntaram qual teria sido a aceitação dos fãs com relação a série Lion Maru G. Disse que não saberia responder por não procurar saber dessas informações. Sou um tanto alheio às opiniões dos japoneses. Para isso, eu teria que ler as seções de cartas de revistas como Newtype The Live ou Toei Hero Max, ou então vasculhar fansites, blogs ou BBS de tokusatsu. Sinceramente não tenho muita paciência e tempo para fazer isso. Mas uma coisa eu digo, acho que os japoneses são menos passíveis do que os brasileiros ao julgar uma série. Já que esse tipo de produção faz parte da cultura deles, é natural que eles encarem com mais naturalidade do que os ocidentais. Mas é claro que sempre existem aqueles fãs hardcore que idolatram as produções antigas e odeiam as mais novas, como no caso de Lion Maru G. Só acho que muitas das críticas de brasileiros são infundadas, devido a falta de visão.
Vou ver procurar saber mais a respeito da opinião dos fãs japoneses, afinal, eu me encontro entre eles...HeHeHe! Só que raramente eu vejo críticas aos seriados, e sim elogios. No site da TV Asahi há um espaço para os fãs deixarem mensagens para as respectivas séries, mas eu só vejo elogios. O site da Toei também tem um espaço para críticas e sugestões. Desse jeito, nem dá pra avaliar gosto. Lembro que uma vez ouvi de uma pessoa que a Toei deveria dar ouvidos a opinião estrangeira. Até aí, tudo bem. Mas agora vocês acham que ela considera como público pessoas que baixam os seriados de graça pela internet e que não botam um tostão no bolso dela? Isso é assunto pra muitos e muitos posts!

6 Comments:

At segunda-feira, abril 09, 2007 11:23:00 AM, Anonymous Anônimo said...

pinscher

sempre quis saber como as series são recebidas no japão se fazem sucesso estrondoso ou se tem audiencia baixa , e são canceladas (como acontece com as series americanas e brasileiras) se vc pudesse poderia por isso no blog, alias o blog eh show ,parabens

 
At quarta-feira, abril 11, 2007 2:29:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Uma coisa é certa, os produtores ja' começaram a entender que o publico que baixa series pela net é importante sim e que dah lucro sim. Nos EUA as series televisivas de maior sucesso, como Heroes, Lost, BSG, etc., sao disponibilizadas para Download gratis , pela propria casa de produçao, uma hora depois que a serie passou na tv.

Nao podemos nos esquecer, caro Michel, que eu vi a serie completa de Suzumyia antes de vc, e vc esta' no Japao. Obvio que nao dependendo de legendas vc pode curtir bem mais do que eu. Falando nisso, vc tem que me esclarecer alguns detalhes :)

 
At quarta-feira, abril 11, 2007 2:29:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Aqui na Italia (que nao passa toku na tv nem passou) os fãs conhecem as series somente através da net. Descobri um visinho de casa que possui uma grande coleçao dos bonecos dos KR (tou louco pra te falar deste cara por e-mail ^^). Entao, o publico da net compra e é para ser levado a serio, acho que as produtoras devagar estao percebendo isto.

Agora, falando de mim, acho que nao aprovei nenhuma das series toku deste ano, nao pq as series sao ruins, mas pq nao me representam. As pessoas costumam gostar das musicsa que marcaram a adolescencia, dos filmes, dos livros e a condenar o novo. Pois é isto que ocorre com muitos brasileiros, comigo tambem. Gostariamos que todos os KR fossem como o black e que todo sentai como Chanceman/Flashman.

No momento estou aompanhado os j-dramas, tipo: Soguken, Hana Yori Dango, Sapuri, etc.

Abraço Grande

 
At quarta-feira, abril 11, 2007 6:13:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá Michel!
Estou lhe devendo mais notícias mas um dia chegará.
Eu também tenho curiosidade em saber as opiniões dos telespectadores japoneses sobre as séries.
Sobre o Lion Man G apenas vi algumas imagens e achei legal, inicialmente.
Falando nos estrangeiros que não colocão um tostão nos bolsos da TOEI, quanto em média fica um DVD do Lion Man G Michel? Isto transformando para reais.

 
At quinta-feira, abril 12, 2007 8:50:00 PM, Blogger Michel said...

Exclarecendo dúvidas…

Pinscher… Valeu por ter gostado do blog. Vou tentar procurar mais a respeito sobre o sucesso das séries no Japão.

Robinson... Você está me devendo muitos e-mails, seu sumido! Mas compreendo a sua falta de tempo, então escreva quando puder. Sobre o Lion Maru G, entre no site oficial pois ali tem a descrição dos DVDs. Site: http://www.starchild.co.jp/special/lion-marug/release.html

Meitantei Otaku... Discordo totalmente do seu ponto de vista. Dizer que os vídeos disponibilizados ilegalmente por sites como TV Nihon ou You Tube geram lucros diretos para as produtoras japonesas é pura hipocrisia. Seria o mesmo que dizer que a pirataria compensa. As produtoras apenas fazem vista grossa, pois sabem que é difícil combater isso. E não é à toa que a minha primeira conta do You Tube havia sido cancelada, “por causa” da Sunrise e da TBS. As produtoras reconhecem que existem fãs no mundo todo, mas só passam a lucrar quando as séries são licenciadas de forma legal nos outros países. Esse negócio de achar que fansuber faz divulgação é conversa fiada. E mais, você disse que nos EUA várias séries são disponibilizadas na net pelas próprias produtoras. Aí a coisa é diferente, por ser legalizado. No Japão, a Toei e a Bandai também tem respectivos sites que disponibilizam episódios no formato stream (só para assistir). Paga-se cerca de ¥100 por episódio, ou seja, o preço de uma latinha de café. Funciona como se fosse uma locação. E esse método dá certo, caso contrário as produtoras não continuariam fazendo isso. Japoneses vão atrás do que é legal. E quero deixar claro que não diminuo a participação dos fãs da internet, eles tem lá sua importância, mesmo que não influenciem diretamente o mercado japonês.

Pra terminar, não entendi o que você quis dizer quando disse que assistiu Suzumiya Haruhi no Yû’utsu antes de mim. Ué, eu assisti, como a maioria dos japoneses, quando a série estreou na TV. Do jeito que você diz, até parece que ela saiu antes na internet do que na TV japonesa. Aliás, tem muita coisa que você viu e eu não, e vice-versa. Mas acho uma bobagem essa visão quantitativa. Porém é como você mesmo disse, eu não dependo de legendas e posso curtir algo sem “adaptação”.

 
At sábado, abril 14, 2007 7:22:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Eh um assunto muito complexo, caro Michel. Respeito muito teu ponto de vista, porem...

Ao contrario do Brasil a Italia é cheia de lojas de artigos japoneses, vende bonecos, jogos, etc, de produtos que nunca foram lançados oficialmente por aqui. E que o publico conhece somente atraves da net.

Acho que os EUA sairam na frente, usando a internet como um meio oficial de transmissao das series. Nao vai demorar para o Japao fazer o mesmo (espero). Em todo o mundo as tvs e o cinema perdem audiencia para a net.

Nao disse que a pirataria compensa, disse apenas que as produtoras estao acordando para o publico internauta e que, assim como ocorreu nos EUA, ocorrerah em todo mundo. Basta tempo.

Abraçao

 

Postar um comentário

<< Home