Início de ano, a “guerra” das mulheres pelos “Fuku-Bukuro”!!!
Muita gente crítica aquele comportamento dos otakus, de madrugar em filas de eventos ou lojas, apenas com o propósito de conseguir um produto limitado. Só de ver a fila quilométrica, muita gente acaba ficando espantado. Tá certo, isso realmente não é algo de se vangloriar, mas saibam que esse tipo de comportamento não é exclusivo do público otaku. Sempre nos primeiros dias do ano, começa a “guerra” pelos “Fuku-Bukuro” (Sacolas Sortidas), sacolas com diversos tipos de produtos, colocados à venda em quantidade limitada, por famosas redes de lojas de departamento. A característica dos fubu-bukuro é o preço, que dependendo da loja, pode ser 5 vezes mais barato do que os produtos sortidos contidos nela. Por exemplo, uma sacola, com várias roupas de grife valendo ¥50 mil, podem ser adquiridas por apenas ¥10 mil. Este é o caso do Shibuya 109, a mais famosa loja de departamento especializado em moda, no bairro de Shibuya. Quando se fala em fuku-bukuro, sem dúvida Shibuya é o mais lembrado, por ser o bairro da moda. Mas outros lugares como Ginza também são muito populares. No geral, os fuku-bukuro são altamente cobiçados pelas mulheres, mas não chega a ser estranho encontrar homens nas filas, mesmo em lojas como o Shibuya 109. Desde as 5hs da manhã já era possível presenciar filas gigantescas, mesmo dentro da estação de Shibuya, levando-se em conta que o depto abriria as portas às 7h30. Quando as portas são abertas, aí é um corre-corre danado. Mais de 40 mil pessoas se atropelando, desde adolescentes até senhoras de idade. E muitas vezes, as disputas pelas sacolas rolam numa tremenda selvageria, com a mulherada se empurrando, literalmente saindo no tapa. Resultado, sacolas rasgadas e até “mocinhas” perdendo o sapatinho! Chega a ser assustador! Em algumas lojas, 50 sacolas foram vendidas em menos de 2 minutos! Mas não para por aí. Depois das compras, começa a seção de trocas de mercadoria. Várias moças, não satisfeitas com os produtos contidos nas sacolas, tentam aos berros trocá-los por outros, transformando os arredores do bairro de Shibuya num verdadeiro mercado livre. É uma loucura, gritos como “Não quero mais essa saia”, “Alguém aceita trocar esse casaco”... Os japoneses vivem me surpreendendo!
Vejam estes dois vídeos do You Tube, com as vendas do ano passado no Shibuya 109.
http://www.youtube.com/watch?v=SdHZ2FoXP-s
http://www.youtube.com/watch?v=meE6gL1yvb4
1 Comments:
Muito legal esse artigo! Curioso e interessante.
Vejo sempre o Shibuya nos dramas e tenho vontade de visitar.
Ah, e Feliz Ano Novo, caro amigo ^^
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