Algumas coisas que me irritam em fãs brasileiros...
Bom, 2009 iniciando-se, então chegou a hora de fazer meu “manifesto” e botar a boca no trombone. Vou soltar os cachorros e dizer algumas que estão entaladas na garganta, a respeito do comportamento de alguns tipos de fãs brasileiros. Eu tomo como base o Tokubrasil, o único fórum do qual eu participo. Não tenho tempo e nem paciência para participar de outros (de vez em quando, eu leio o Tokufriends). Isto é apenas uma crítica, não levando em conta quem esteja certo ou errado. Vamos lá!
1-Um tipo de fãs irritante é aquele que depois de assistir muitas séries em raw (japonês), acha que está abafando no idioma, chegando muitas vezes, a querer ficar corrigindo os outros. Cara, a língua japonesa não é uma coisa tão simples assim. Dá pra aprender um “basicão” sem necessitar de curso, mas o grosso mesmo, só estudando. Um grande exemplo disso é a palavra “Toku”, que muita genta acha que mesmo no Japão, também tem o sentido de tokusatsu. Agora vai falar para um japonês que você gosta de “toku” pra ver o que acontece! E o pior é quando pegam legendas em inglês, achando que em japonês, foi dito a mesma coisa.
2-Em fóruns, uma coisa irritante é quando as pessoas postam imagens em tamanho natural (sem ser em thumbnail), o que deixa o site extremamente lento. Isso levando em conta que a maioria faz uso do Imageshack, que tem a opção de thumbnail. Às vezes, quero apenas ler a última postagem de alguém, mas a página não para de ficar subindo. Acho que é falta de bom senso. E olha que eu tenho internet rápida, imagina quem tem discada...
3-Ainda a respeito de imagens, é irritante quando alguns usuários fazem “quote” (réplica) de inúmeras imagens, apenas para dizer bobagens como “Valeu”, “Imagem Legal” etc. Porra, se a pessoa quer apenas agradecer, basta citar o nome do cara que postou as imagens, não precisa ficar re-postando elas. Aí trava toda a página, já que uma simples imagem pode ser multiplicada por várias. Muitas vezes, as pessoas perdem uma boa oportunidade de ficarem caladas!
4-No Tokubrasil, há um tópico chamado “Imagens Bizarras de Tokusatsu”, que no início era até interessante, no qual os usuários postavam imagens realmente engraçadas das séries ou até de cosplayers mal-feitos. Só que o tópico perdeu totalmente seu objetivo, já que a maioria começou a encarar o “bizarro” através do gosto particular. Por exemplo, se um cara não gosta de determinado visual, pra ele é bizarro. Ou seja, coitado das séries antigas! E tem gente que confunde bizarro com os “defeitos” especiais. Daqui a pouco, vai ter gente colocando a foto do Ultraman com o zíper nas costas! A questão é, o que seria realmente o “bizarro”???
5-Uma vez, no tópico do Kamen Rider KIVA, eu soltei a seguinte frase, “Vocês podem criticar, mas dentro de quatro paredes”, o que causou um grande rebuliço. É que o pessoal vive criticando as séries, até mesmo julgando a opinião do público alvo, que são os japoneses (ou melhor dizendo, quem mora no Japão). Muita gente pensou que eu estava querendo fazer um “cala a boca”, mas na verdade, quando eu disse “as quatro paredes”, me referia ao próprio fórum ou blogs e fansites, que no fim das contas, não tem servem de referência para a Toei ou qualquer outra produtora. Esse negócio de nego querer vir reclamar algum direito, sem mesmo ser público alvo, é irritante. Mas é claro, o cliente quase sempre tem razão, e pode mandar e-mails para as produtoras. Mas aí me vem aquela resposta, “ah, não sei japonês!” Porra, não sabe japonês e ainda assim quer ser ouvido pelos japoneses? Fala sério!
6-Uma outra crítica vai para aqueles fãs que vivem reclamando quando o seu seriado favorito acaba não passando, devido a uma programação especial (como esportes). E principalmente no fim de ano, em que as emissoras fazem uma programação diferenciada. Porra, ficar um dia sem ver o seriado favorito não mata ninguém! E as vezes o pessoal perde as estribeiras, falando um monte de asneiras. Tipo, achando que não passou o Sentai ou o Kamen Rider por causa do “baseball”! Meu, jogar baseball em plena manhã (7h30), ninguém merece. Já imaginou um jogo de futebol nesse horário? Não?? Então é a mesma coisa! As emissora tem mais é que mudar a programação mesmo, o que não influi na qualidade das séries. E essas mudanças de programação não acontecem do dia pra noite, e sim com meses de antecedência. E não é só um ou outro programa que vai ficar sem ser exibido, mas vários. Tinha um amigo que dizia, “não deveriam atrapalhar o horário dos tokusatsu, e sim dos animes!” É aquele ditado, “Pimenta nos olhos dos outros é refresco!”
7-Uma outra crítica é com relação ao preconceito com que alguns artistas são tratados. Entra ano, sai ano, sem pre tem nego falando que ator tal é emo, gay, viado, bicha etc. Cara, não tem nem o que se discutir! A ignorãncia impera! Os tempos mudaram, e o visual hoje, não é o mesmo de antigamente. Mas querer discutir a sexualidade do cara, tenha cabimento! Quem quer ver ator machão, vai assistir os filmes do Chuck Norris! E não para por aí, no tópico do Kamen Rider Decade, teve uma longa discussão sobre a cor do herói, já que muitos não aceitavam um “tom rosado”. Parece até comportamento de criança, do tipo “azul para meninos, rosa para meninas”! Que importância faz se o herói é rosa, vermelho, roxo, magenta etc? E olha que já teve Kamen Rider de cor rosa, o Raia (vivido pelo ator Hassei Takano), em Kamen Rider Ryuki.
8-Um crítica mais generalizada vai para aquelas pessoas que ficam numa briga de ego, pra ver quem sai na frente pra abrir tópicos, postar imagens ou informações, como se fórum fosse uma competição. Coisa mais sem cabimento. E uma coisa irritante é quando eu entro, esclareço a dúvida de algum membro, e logo em seguida, me vem uns três caras com a mesma dúvida. Porra, custa ler o tópico com mais atenção? Uma outra coisa que não chega a irritar, mas apenas chatear, é o “baixo nível técnico” dos fãs (inclui-se a língua japonesa), o que causa muitas gafes, boatos e informações desencontradas. Mas quanto a isso, não há o que fazer, seria o mesmo que ir contra 99,9......9% dos fãs brasileiros. Um exemplo são as minhas traduções de entrevistas, que chegam a té a parar nos orkuts. Fulano encontra, não entende tudo e acaba distorcendo alguns fatos ao passar adiante.
Bom, por enquanto é só. Se eu me lembrar de mais alguma coisa, acrescento depois. Agora deixa eu pegar o meu escudo, por que vai chover pedra em cima de mim...HeHeHe!
Marcadores: Críticas
12 Comments:
Nossa Matsuda-san, realmente você soltou a boca no trambone, nunca imaginaria você assim, bravo.
Concordo com você em muitas partes, o pessoal as vezes é muito ignorante e não se poem no lugar das pessoas que moram no Japão.
Com relação aos preconceitos, no caso, a cor do novo kamen rider, é tudo questão de padrão cultural. Coisas que no Japão são completamente normais aqui soam como temeridade, como animes aonde jovens se apaixonam por garotinhas e casais homossexuais se relacionam (yaois e yuris), aonde no Japão é apenas algo mercantilista pra lucrar em cima de fetiches ou mesmo algum publico que admira essas series, aqui é até mesmo crime, caso de pedofilia, ou mesmo, questão cultural, vindo da religião, caso do homossexualismo. Te entendo Michel e até concordo com boa parte do que vc explanou, mas na boa, sem grilos, não há porque se irritar e bater o pé pra coisas bobas, se no nosso tempo do bom e velho VHS, revistas que mal informavam a sinopse dos seriados, e talz, já tinha um pessoal assim "se achando", que dirá agora, em plena era digital. Ainda mais com os eventos. Eu acho que é preciso ressuscitar "os velhos encontros" como vc e seus amigos, incluindo o Ricardo, no tempo do Neo Animation em São Paulo, pra pelo menos ajuntar os verdadeiros, fãs, aqueles que criticam, riem dos momentos bizarros de cada seriado,mas tem humildade em saber que nunca sabem tudo, e tá sempre pronto a saber detalhes novos, até mesmo encarar de um bom modo esses novos seriados da toei.
Parabéns pela sua critica, e isso mesmo, não tenha medo de dizer o que pensa.
Abraços
Valdoir
Massa!
Eu concordo com alguns pontos também. Principalmente quanto as discuções inúteis com relação as séries novas. Não há o que fazer, não somos mesmo o público alvo...
E o Decade promete!... mas pô, ele é rosa...
Abraçoae!
Falou e disse, Michel
rapaz, você é meu heroi. realmente gostaria que coisas assim fossem ouvidas pelas criaturas que devem ouvir e que coisas assim fossem agregadas a regulamentos de forums. claro que isso não acontece. a netiquieta tem um pre requisito necessario chamado noção.
Fala, Michel! Feliz Ano-novo!
Concordo em gênero, número e grau. Ler coisas como "Tokufã" e "Toku-songs" dói a retina. E falta muito bom senso nas pessoas. Falta paciência pra ler e entender direito as coisas e, acima de tudo, falta um pouquinho de cultura.
Abraços!
huahuahua. No começo eu tinha uma dessas manias de tokufã bobão. Eu acreditava seriamente que o tokusatsu poderia voltar a fazer sucesso no Brasil, mas desde que fosse da "nova geração", inclusive escrevi no fórum tokubrasil, algo do tipo "Zyuranger ainda tem chances de arrebentar no Brasil e derrubar o mais atual dos Power Rangers". Não tenho vergonha de dizer que mudei de opinião, não somos mais crianças.
Disse tudo Michel...
Olha, eu assistia muitos tokusatsu quando eu era pequeno na lendária rede Manchete...
Mas entendo muito bem o que vc quis dizer. E ainda existe aqueles que se dizem "fãs", em foruns, que quando criamos um tópico (principalmente no orkut) com o propósito de termos uma resposta séria. Mas existe uns engraçadinho que simplesmente não te respondem o que foi escrito e ainda fazem ofensas á quem criou o tópico. (já passei por isso, e garanto que não é nada bom...)Se aqui no Brasil continuar desse modo, a famosa "amizade pela internet" não existirá mais, pois quando vamos em busca de troca de idéias ou a procura de amigos com os mesmos gostos (que é isso que o orkut nos propoem), muitas das vezes não encontramos.
Valeu Michel.....
Essa é minha opinião
Demorou mas vc falou não é Michel? Vira e mexe conversamos sobre isso. O engraçado é que todos esses fulanos citados por vc, com certeza leram esse 'cutucão' e nem se atreveram a replicar o que foi escrito por você. Todo o pessoal do fórum acessa o seu Blog... garanto que tem muito neguinho engolindo seco essas suas palavras uahhahaha!
Eu entro no forum do tokubrasil e me atenho, mais a ficar lendo as novidades e discuções (ate rir de algumas babaquices como essa do rider ser rosa, pq eu não acredito como conseguem discutir sobre algo tão pequeno, se o rider fosse gay assumido era outra história, mas ele só tem uma armadura rosa, fala sério)
Então eu fico só lendo as coisas por la, dificilmente dei alguma opinião e concordo plenamente com você, em tudo, você só esqueceu de um detalhe, aqueles fans que só Veem Black e reclamam de todos os Kamen Riders novos e o argumento deles eh sempre Black isso e Black aquilo.
Mas ai apoio tu e acho muito boa suas explicações.
Flw ai!
Tens razão, Matsuda. Como um dos moderadores do Tokubrasil, infelizmente tenho de concordar que existe essa postura lamentável por parte de muitos usuários lá presentes. Mas acredito que a babaquice do "tokufã-internauta-brasileiro"(!) seja histórica e generalizada, uma patologia que não se atém a um só fórum ou época específica. Teu relato faz-me lembrar o início da década, quando o apreço por novas séries Kamen Rider e a contestação da "divindade" de séries como Metalder ou Kamen Rider Black eram verdadeiros pecados em certos fóruns nacionais. E asneiras dessa categoria continuam a todo vapor em fóruns, Orkut, MSN...
Endosso ao manifesto. Colocaria também um nono ítem nessa lista:
9 - "Chupinhação" por material. Alguns fãs trabalham, estudam, têm pouco tempo livre, mas ainda assim dedicam parte desse tempo para compartilhar novidades com os outros fãs. No meu caso é com CDs, no teu, acredito que seja com imagens. Se postamos músicas ou páginas escaneadas de revistas (até mesmo como uma forma de incentivar outros fãs a adquirirem os produtos originais), sempre aparecem aqueles via tópico ou MP exigindo(!) mais músicas ou que a revista seja escaneada por completo. É o cúmulo da falta de bom senso.
Sempre fui fã de você, Matsuda, e você, Nagado. Mas ser fã não significa esquecer a humanidade do então ídolo. Portanto, vou comentar aqui de maneira bem breve a infelicidade de ambos os comentários:
"Uma outra coisa que não chega a irritar, mas apenas chatear, é o “baixo nível técnico” dos fãs (inclui-se a língua japonesa), o que causa muitas gafes, boatos e informações desencontradas. Mas quanto a isso, não há o que fazer, seria o mesmo que ir contra 99,9......9% dos fãs brasileiros."
Esse comentário, ao meu ver, destruiu qualquer credibilidade de todo o texto. Faltou humidade e sobrou arrogância.
"Fala, Michel! Feliz Ano-novo!
Concordo em gênero, número e grau. Ler coisas como "Tokufã" e "Toku-songs" dói a retina. E falta muito bom senso nas pessoas. Falta paciência pra ler e entender direito as coisas e, acima de tudo, falta um pouquinho de cultura.
Abraços!"
Hããã.... Cultura japonesa? Ok, falta cultura japonesa... E daí? O que isso afeta a vida de um brasileiro?
Postar um comentário
<< Home