quinta-feira, janeiro 01, 2009

Retrospectiva 2008 – Eventos!!!

Bom, iniciando o primeiro post de 2009, vou fazer uma breve retrospectiva dos eventos que eu fui em 2008. Em termos de evento, 2008 até que foi um ano bom, e não tenho muito do que reclamar. Estive presente em 10 eventos, um recorde nesses 8 anos de Japão. E não apenas em termos de quantidade, mas em qualidade também. Sinto que consegui aproveitar bem em 2008.
Wonder Festival-Winter 2008 (24 de Fevereiro)

Este tinha sido a 12ª edição do WF que eu participava, mas não teve nada de especial, pelo que eu me lembre. Curiosamente, foi o primeiro evento que eu fui com meu amigo Leandro, que tinha passado à vespera no meu apto para podermos ir junto. Inicialmente eu tinha convidado o Ricardo Cruz também, mas por compromissos, ele não pode ir. Como fomos dormir muito tarde, optei em não chegar cedo. Houve até um desencontro no meio do caminho, quando nos perdemos de vista na estação de Kuki e tivemos que nos reencontrar em Ueno. Também não me lembro de ter visto nenhum artista, mesmo porque nem palco teve nesta edição. Acabei não comprando nada, mas vontade acho que não faltou. Destaque para o estande Macross Museum, em comemoração aos 25 anos de Macross e o estande especial de Tengen Toppa Gurren Lagann, repleto de cosplayers da série.
Tokyo International Anime Fair 2008 (29 e 30 de Março)

A TAF dispensa comentários, simplesmente o melhor evento de hobby do Japão. Pela primeira vez eu fui ao Tokyo Big Sight por dois dias seguidos, e sem nenhum arrependimento. Infelizmente eu não tive tempo para descrever detalhadamente o evento no blog, mas vejam esse post que eu fiz um resumo básico. Fiquei maravilhado por ver muitos artistas e lindas garotas (e olha que nem era a Tokyo Game Show). Não posso me esquecer da penca de panfletos e sacolas que eu peguei nos dois dias. Mas o mais impressionante foi a quantidade de gente. Em determinados estandes, praticamente era impossível andar. O Leandro tinha ficado impressionado com a qualidade do evento, se comparado ao Anime Friends.
Hobby Complex 03-Tokyo (6 de Abril)

O HC é mais um daqueles eventos de vendas de brinquedos e figuras como tantos outros, que nem desperta tanto interesse. Eu até senti estranho, ver um Big Sight tão vazio, como eu comentei nesse post. E incrivelmente, pela primeira vez, fiquei cerca de uma hora num evento. Queria ficar mais, tirar fotos de garage-kits, mas tinha que voltar rápido pra casa, para gravar o primeiro episódio da série Code Geass Hangyaku no Lelouch R2, já que o burro aqui, tinha esquecido de programar. Bom, no fim das contas, acho que não perdi muita coisa.
World Hobby Festival Ariake 18 FINAL (5 de Maio)

Infelizmente, esta acabou sendo a última edição do WHF, um dos mais tradicionais eventos de hobby, realizado desde 1999. Esta foi a 77ª edição, sendo a 18ª no Tokyo Big Sight. Outras edições já estavam agendadas, como a Ariake 19, mas foram canceladas. Os motivos do cancelamento nunca foram revelados, talvez por baixo público ou quem sabe, por falta de patrocínio. Eles até tinham criado uma mascote kawaii, a Carrier, mas enfim... Como era a última edição mesmo, resolvi tirar muitas fotos (185).
Tokyo Toy Festival 18 (8 de Junho)

A partir desta edição, ao que parece, o evento passaria a ser realizado apenas uma vez ao ano, diferente dos anos anteriores, em que era realizado nas mesmas datas do WF. E esta edição foi simplesmente inesquecível, muitos artistas, live talks e de recompensa, mais 4 autógrafos para a coleção. Confiram o que rolou, nos posts abaixo:
Tokyo Toy Festival 18: Expectativas!
Tokyo Toy Festival 18: Comentários! (Parte 1)
Tokyo Toy Festival 18: Comentários! (Parte 2)
Tokyo Toy Festival 18: Comentários! (Parte 3)
Tokyo Toy Festival 18: Comentários! (Parte 4)
World Characters Convention Gate Of The Next (20 de Julho)

Depois de um ano e meio de ausência, o WCC volta ao Big Sight, totalmente reformulado, agora em dois dias repletos de atrações. Fui apenas no primeiro dia. O mais interessante deste evento, é foi permitido tirar fotos e até mesmo filmar as atrações de palco, já que não havia a presença da imprensa. Um fato até inusitado, em se tratando de eventos no Japão. É nessas horas que eu gostaria de ter uma câmera digital. Vejam o que rolou no evento nesses posts:
Próxima parada, World Characters Convention Gate Of The Next!
World Characters Convention Gate Of The Next (Parte 1)
World Characters Convention Gate Of The Next (Parte 2)
Wonder Festival 2008-Summer (3 de Agosto)

Mais uma edição do WF que eu acabei deixando passar batida, sem postar nada. Embora eu não tivesse nenhum objetivo de compra, decidi chegar bem cedo e encarar a enorme fila, no insupotável calor do verão. Não me arrependo, mas foi a maior fila de WF que eu enfrentei ao longo dessas 13 edições que eu fui. Pra se ter uma idéia, acho que levei uns 10 minutos andando, para chegar até o fim da fila, que já estava nos arredores do prédio da Fuji TV! Desta vez também não houve palco. Eu até pensei que ia ver um Masaaki Endo da vida...HeHeHe! Só lembro de ter visto o dublador Tomokazu Seki cumprimentando os fãs que compraram produtos limitados no estande da Good Smile Company. Nem me lembro do que possa ter sido destaque, clique aqui e baixe o pacote de fotos.
C3xHOBBY [Chara Hobby 2008] (30 de Agosto)

O destaque desta edição vai para o “Chara Hobby Plamodel Museum”, um enorme espaço dedicado a contar a história dos plastic models no Japão, ao longo de seus 50 anos. O visitante acompanhava a evolução dos plamodels através das décadas, com a exposição dos principais kits que marcaram época. Destaque para a máquina de fazer plamodel, trazido pela Bandai. Kits do RX-78 Gundam (1/100) eram produzidos na hora e distribuídos para o público, juntamente com um manual. Também houve o relançamento limitado do primeiro model kit japonês, o submarino nautilus, da empresa Marusan. Dos shows de palco, destaque para a apresentação dos dubladores do Gundam OO, falando da segunda temporada. E pra fechar o evento, teve a volta do concurso de cosplay COS-PATIO, patrocinado pela Cospa. Ah, não poderia me esquecer da distribuição gratuíta de latinhas de Pepsi Nex Zero Calorie! Baixe aqui as fotos.
Tokyo Game Show 2008 (11 de Outubro)

Nesta minha 9ª edição da TGS, a coisa mais chata foi a chuva que caiu de manhã, pois ficar umas duas horas na fila segurando guar-chuva, ninguém merece. Felizmente a organização foi generosa e abriu os portões antecipadamente. E esta sim foi uma das melhores TGS que eu fui, devido a presença de diversos artistas. E apesar da chuva, acho que esta edição teve recorde de público. Tinha alguns estandes que era impossível de transitar. Abaixo, outros posts sobre o evento:
Tokyo Game Show 2008 [Comentários-Parte 1]
Tokyo Game Show 2008 [Comentários-Parte 2]
Tokyo Game Show 2008 [Extra]
Hobby Complex 06-Tokyo (21 de Dezembro)

Bom, este evento eu comentei ontem, então basta voltar alguns posts!

Marcadores: