terça-feira, junho 30, 2009

Papo Furado!!! (30 de Junho)

Realmente, financeiramente falando, as coisas não andam fáceis este ano. Devido a crise, houve queda de produção no serviço, e por causa disso, praticamente não há mais horas extras. Só pra se ter uma idéia, neste mês de junho eu recebi ¥169593 de salário (referente ao mês de maio). No ano passado, no mesmo mês, o salário foi de ¥246403. Uma diferença de ¥76810! Imagina o que dava pra fazer com toda essa grana? Só pra constar, comparem os meus gastos do mês de junho, entre 2008 e 2009: [2008] Hobby=¥74408, Alimentação=¥25176, Contas=¥87493, Trem=¥6580, Outros=¥150529. [2009] Hobby=¥30193, Alimentação=¥19664, Contas=¥87419, Trem=¥5040, Outros=¥139030. A grande diferença foi mesmo no hobby, que caiu para menos da metade. Além de gastar menos com material, vale lembrar que no ano passado teve o Tokyo Toy Festival em junho, onde eu comprei vários autógrafos. Em “Outros”, eu incluo o imposto províncio-municipal (Chô-Kenminzei), que no ano passado foi de ¥143800 e neste ano, caiu para ¥122700. Esse imposto é calculado tendo como base o rendimento anual do ano anterior, ou seja, em 2007 eu ganhei mais do que em 2008. Como eu não tenho nenhum tipo de dependente e não pago nenhum financiamento (como casa própria), então o imposto fica assim, exorbitante, acima dos ¥100 mil. É que aqui no Japão, existe uma “regra” do tipo, quem pode mais, paga mais. E agora, pelo regulamento para renovação de visto, é preciso estar com todos os impostos pagos. Realmente, o custo de vida aqui é muito alto! E ainda vem muitos gastos pela frente, não quero nem imaginar... Como diria o Professor Raimundo, personagem de Chico Anisyo, “e o salário ó” (fazendo o gesto com a mão).

1 Comments:

At sexta-feira, julho 03, 2009 1:56:00 AM, Blogger Thiago said...

Caramba... os autógrafos são comprados ai no Japão ? Isso é regra geral ? como funciona isso ? Já ouvi falar uma vez que pra se ter um autógrafo, deve se comprar alguma revista em específico com o tema do evento ou algo parecido, seria isso ? abraços !

 

Postar um comentário

<< Home