terça-feira, janeiro 26, 2010

Tentando compreender Kamen Rider DECADE...

A série Kamen Rider DECADE possui um enredo complexo, e muitas vezes, é difícil abrir uma linha de raciocínio lógico, e isso acaba permitindo aos fãs, criarem suas próprias teorias, devido as lacunas deixadas na história. Uma delas, que ocorre muito lá no Tokubrasil, tanto no tópico da série, quanto do filme, é a tal separação entre Riders Originais e Riders Alternativos, e seus respectivos mundos. Seria mais ou menos assim, muita gente acredita que para cada Rider, existiria um mundo com o ator original e um com o ator de DECADE. Por exemplo, se tem um Yusuke Onodera (Kuuga), automaticamente teríamos um Yusuke Godai (Kuuga Original), mesmo este não sendo citado. O porque disso? Justamente pela aparição do Wataru Kurenai (Kiva Original), no primeiro e último episódio da série, assim como o Kazuma Kenzaki (Blade Original), nos episódios finais. Então, como explicar a existência dos dois? Simples, aqui está um argumento do produtor Shinichirô Shirakura, à revista Toei Hero Max Special W Cross DECADE:

“No primeiro episódio, aparece o Wataru, que nós costumamos chamar de “Seto Wataru”, e começa a explicar a situação do mundo. Ali, o Wataru que o Seto (Kôji) interpreta não é o personagem “Kurenai Wataru”, e sim um ser da meta-ficção. Seria algo como a voz do céu ou a voz do autor (Risos).”
O que, meta-ficção??? Em linhas gerais, ele quis dizer que não se trata do Kurenai Wataru vindo da realidade da série original, e sim de um outro Kurenai Wataru fictício, cuja existência só existe em DECADE (essa frase ficou meio redundante...). Partindo desse princípio, isso também se aplica a outros personagens como o Shôichi Tsugami (Agito) e o Kôtarô Minami (Black/Black RX), que não eram os mesmos de suas respectivas séries. Da mesma forma que, no final do MOVIE Taisen 2010, aparece um outro Kamen Rider Skull, que não reconhece a própria filha (Akiko) e seu púpilo (Shôtarô). Tanto na série, como nos livros e revistas, não há essa “classificação” entre Rider Original e Rider Alternativo, justamente porque para a produção de DECADE, existem apenas os mundos, sem a distinção entre original e o de DECADE. Ou seja, se tais termos não existem, prefiro não utilizá-los.

A verdade é que o enredo de DECADE se perdeu, após a passagem pelo Mundo do Hibiki. Inicialmente, Tsukasa deveria viajar por apenas 9 mundos, como fora dito pelo Kurenai Wataru, mas depois, acabaram criando inúmeros mundos, que em nada acrescentavam ao seriado, como Mundo de Nega, Mundo do Diend, Mundo do Shinkenger, até culminar com a inclusão dos Showa Riders, do qual o próprio Shirakura era contra. Os filmes também são bem desconexos, e não dá pra ligá-los diretamente a série. Você até consegue supor um período, mas não exato, até porque as pessoas assistem em semanas diferentes. Neste último filme, por exemplo, a concepção original, que havia sido anunciada, foi totalmente modificada. Nela, haveria dois Tsukasa, e muitas das cenas publicadas em revistas não apareceram no filme, como o Tsukasa diante do Decade Complete Form, a Nastumi segurando um rifle, Kivaara lutando contra Decade Complete Form etc. No início, a Rider Taisen era só entre os Heisei Riders, depois acabaram incluindo os Showa. A conclusão é que DECADE é uma obra a ser curtida, e não compreendida...HeHeHe! Detalhe, a série que era para estrear logo após o térmido de Kiva era justamente o Kamen Rider W, mas para que desse certo a estratégia de marketing, teriam que deslocar a estréia do seriado. Pra isso foi criado o DECADE, já com um número de episódios estabelecido, afim de estabelecer um novo início aos Heisei Kamen Riders. Riku Sanjô, roteirista de W, fez um comentário a respeito, em entrevista a revista Uchusen (Vol.127).

10 Comments:

At terça-feira, janeiro 26, 2010 11:16:00 PM, Blogger lagarto said...

Pra mim ficou muito claro que Decade foi, na época, o ultimato da Toei com Kamen Rider. Uma produção até mesmo deseperada, fazendo de tudo para conseguir trazer de volta o máximo de fãs possíveis das séries heisei. Caso a audiência seguisse em declínio, eu não ficaria nada surpreso que os próximos Kamen Riders estreassem diretamente no mercado de vídeo nos crossovers de Den-O.

 
At quarta-feira, janeiro 27, 2010 3:38:00 AM, Blogger Ricardo said...

Não vi ainda nenhum dos filmes do Decade e, por isso, não me preocupei em formular uma "explicação" para a série. Isso nunca me preocupou muito, quem costuma acompanhar HQ´s - especialmente as da DC - está acostumado à idéia de universos paralelos.

Mas é bem interessante e reveladora essa informação do produtor da série, de que nem mesmo os personagens representados pelos atores originais eram os mesmos das séries.

Em alguns casos, isso tinha ficado claro - como do Kotaro Minami, mas no caso do Wataru e do Kenzaki, cheguei a pensar, tendo visto apenas os 31 episódios da série, que se tratavam dos originais.

Com isso, dá para depreender que os únicos personagens "verdadeiros" que o Decade encontrou em sua jornada foram os Shinkengers (muitos no Tokubrasil afirmam que os personagens vistos no mundo do Den-O também seriam os originais. Como não vi também o filme que reúne ambos, não tenho condições de emitir uma opinião.

Aproveitando o tema: Michel, em alguma revista ou site foi dito o motivo do "sumiço" do Sho Aikawa? Com exceção do mundo do Blade (episódios 7 e 8)ele escreveu os 13primeiros episódios de Decade, e depois não voltou mais à série.

Me pergunto se a manutenção dele poderia ter feito a história da série ser mais sólida (se bem que Decade me pareceu mais um projeto de produtores que de roteirista).

 
At quarta-feira, janeiro 27, 2010 4:59:00 AM, Blogger Spider-Phoenix said...

Muito obrigado pelas informações Matsuda. Foram de grande valia. Tinha algumas coisas que me surpreenderam como no caso do W. É interessante como a Toei acabou meio que se "enrolando" com DCD.

 
At quarta-feira, janeiro 27, 2010 10:02:00 AM, Blogger Michel said...

Ih, Cerdeira, nem se preocupa muito em arranjar explicações para DECADE. É como o próprio Masahiro Inoue disse na coletiva de imprensa do filme, “DECADE é totalmente irregular, é como se no futebol, fosse permitido tocar a mão na bola ou chutar o adversário.” Acho que todos chegaram a pensar que o Wataru Kurenai e o Kazuma Kenzaki fossem os originais, saídos do final de suas respectivas séries. Basta reparar que, aos se transformarem, ambos assumem suas formas finais, Emperor e King, dando a entender que são personagens próprios de DECADE. A meta-ficção no caso, seria o seguinte, o Kurenai e o Kenzaki das séries originais, são a realidade, e os de DECADE, a ficção. Não apenas o Kôtarô Minami se encaixa nesse caso, mas também o Otoya Kurenai, que aparece no “Nega no Sekai”. Realmente, os únicos personagens verdadeiros foram os de Shinkenger e os de DEN-O, já que não houve nenhuma modificação no contexto original. Mas é claro que, tem sempre uns que discordam lá no Tokubrasil...

Hum, não me lembro se tenho entrevista com o Shô Aikawa, que seja referente a DECADE. Talvez eu tenha... O ideal em DECADE, seria terem feito 1 episódio de introdução, 3 episódios para cada um dos 9 mundos e 3 para fechar a série. Sem incluir Shinkenger e os Showa Riders.

 
At quinta-feira, janeiro 28, 2010 2:31:00 AM, Blogger Douglas Deiró said...

Antes de mais nada, desculpem-me pois meu teclado esta sem acentuacão.
Pois bem...
A meu ver, qualquer tentativa dos produtores explicarem (so agora) que tudo o que foi feito em Decade foi premeditado, não cola de jeito nenhum.
As prentecões com a series foram grandes, como o proprio mote de viagens a outros universos (propiciando os crossovers com os demais Riders heisei) deixa claro.
Seja la qual foi a razão que fez com que Decade não tenha sido tão bem aceito pelo publico fez com que a serie fosse abortada comecando de imediato a producão do Kamen Rider W (sendo este a intencão de ser feito antes de Decade ou não)... dai os produtores (relembrado que isso e` especulacão minha)deram um `gas` apos o Mundo de Hibiki onde, foi notorio que a qualidade dos episodios melhoraram muito culminando ate na aparicão dos Shinkengers, do Kamen Rider Black RX, do Amazon e do anuncio do `Surubão Rider` que foi filme All (quase isso) Riders Vs Dai Shocker... uma tentativa de fazer a audiencia ficar em alta para a estreia da serie seguinte(o `Rider bicolor`0, ou seja, manter o interesse na franquia em alta novamente.
Me baseio tanto nisso porque, no proprio filme `Vs Dai Shocker`,o W apareceu e agora com o filme de dezembro que explicaria quem e` o Decade/Tsukasa quem aparece la novamente?
Em suma, todo esse hype recente em cima do Decade e do W foi pensada mais recentemente e as evidencias estão nas proprias producões. Não me surpreenderia se, dependendo de como o final Decade foi feito(porque ainda não vi, mas ja vi o `vs Dai Shocker e achei bem fraquinho... ainda bem que e` um filme fora da cronologia da serie), vissemos mais Decade em W, se oficializarem crossovers anuais entre Riders e Sentais ou ainda, caso oficializem tambem a informacão vista em `Vs Dai Shocker` (relembrando que ainda não vi o filme final de Decade) de que Tsukasa tem mesmo o dom de transitar por universos, que haja mais filmes (nos moldes do Den-O) dele em sua eterna jornada atraves dos `sekais` encontrando outros Riders, Sentais, etc e tal.. as possbilidades são grandes e aposto que alguem la dentro da Toei ja andou pensando em coisas assim.
Quanto ao fato das diferencas nos mundos dos Riders vistas em Decade e nas series que estes protagonizaram, eu vou pelo lado mais pratico... fazer o Decade interagir com os eventos do mundo onde aquela ameaca (Undeads, Makamous, Worms, Fangires, etc) ja foi exterminada não teria graca. So que, para revisitar esses universos anos depois que suas producões foram encerradas poderiam ter gerado alguns problemas como a recontratacão de atores (alguns poderiam se negar a atuar novamente, te morrido, ter `engordado`, `whatever`), relocar os lugares ou reconstruir cenarios e/ou roupas e ainda por cima, seria mais interessante mostrar ao publico algo novo... mas como se todos ja assistiram as series antes?
Por essa razão, trabalhar com relidades alternativas seria a melhor saida para driblar tais problemas (nestas condicões, qualquer coisa que se inventar cabe)... ainda mais se for verdadeira a informacão de que Decade teria sido cogitada em cima da hora porque seria a vez do W.
Por fim... ate acho que alguem la na Toei andou lendo muita HQ da DC Comics para se inspirar escrever para o Decade... ate me lembrei disto quando, o Kurenai Wataru apareceu no primeiro episodio e, quando se visita o universo que seria o dele, vemos um molequinho como o Kiva: `Caramba! Esta parecendo que as fusões de mundos esta gerando distorcões de realidades`, pensei.
Como todos os pros e contras, eu curti o Decade a ponto de eu ainda não ter engolido essa nova serie, o W... tem umas sacadas legais como tentar resgatar as origens da franquia (um parceiro, usar a moto em luta, afinal, tinham esquecido o lado Rider do heroi, os `soldados saco de pancada` estilo os da Shocker) mas ainda não me conveceu... pelo menos, ja estão dando um tratamento melhor nos roteiros o que ja e` um alento de, quem sabe, as coisas melhorem mais par frente.
Bom, agora chega! Olha so o tamanho do meu texto! Hehehe!
Ate mais.

 
At quinta-feira, fevereiro 04, 2010 10:24:00 AM, Anonymous wormim said...

no japão o filme all riders e final chapter geraram algum tipo de polemica entre os fã? porque ver os seus personagens preferidos serem derrotados com tamanha facilidade (como o kabuto explodindo e o kuuga ultimate apanhado do shadow moon,que depois apanha do w com uma facilidade...) não é legal

 
At sábado, fevereiro 06, 2010 4:40:00 AM, Blogger Douglas Deiró said...

("Hoje, eu tenho teclado com acento. Hehehe!")
Wormim...
Não tem jeito, não daria para agradar a todos e até acho que conseguiram fazer com que todos aqueles Riders aparecessem no filme sem maioires "forssações de barra". Eu mesmo, por ser fã do Black RX, não curti nadinha dele perder daquela forma... mas foi justo contra quem? O Decade! Aí não há condições porque ele é muito apelão.
Uma coisa que eu gostei é que os produtores agiram com respeito para amenizar a frustração de fãs de determinados Riders. Os que apareceram sendo vencidos, foram justamente contra o Decade e os demais não tiveram suas lutas mostradas na íntegra, só por flashs. Aí, ao chegar na final (o Tag Battle 3X3) o lucutor anunciou os Riders restantes: Decade, Diend e Kuuga em um time e Super-1, V-3 e Black no outro. Em cima disto, dá a entender ou pode-se especular, que esses riders venceram suas lutas, ou seja, houve rider Showa vencendo Heisei também... pena que não foi mostrado.
Outra coisa que eu curti é que, pelo menos nesse filme, ficou claro o quão forte Decade é no "mano-a-mano"... ele tomou porrada de todos eles (do Amazon então? Ave Maria como apanhou!) e só virou os combates usando e alternando das habilidades contidas nas cartas.
Agora, as coisas que eu não gostei!Uma... tá certo que foi um Rider feito em comemoração de 50 anos da TV Asahi, mas porque não colocaram o Kamen Rider G? Querendo ou não, é mais um que poderia ter participado.
Duas... Se os produtores tivessem se aplicado mais, esse filme poderia ter se tornado o final de fato e oficial precisando apenas "aparar arestas" que conflitam com os eventos vistos na série... preferiram fazer o "fã service" como o Michel denominou.
Três, e para mim, o mais grave... a contradição! O Shadow Moon que aparece ali não é o mesmo do que foi visto na décade de 80 em Kamen Rider Black e ele ser tão poderoso em "Vs Dai Shocker" se explica por si só, justamente por este se outro, um alternativo. Vemos ele dar uma sova no Decade Complete e no Kuuga "Master/Blaster/Fucker Form" (me fugiu o nome agora)e aí aparece o Double sabe-se lá de onde e faz aquela miséria toda? Tudo bem que queriam promover a nova série, mas quebrou o clima, roubou a atenção de um filme que não era o dele.
Por fim, queria ter visto o Ichigo e o Nigo agindo mais... depois do RX, são os meus preferidos (Raaaaidá Daburu Kiiiick!).
Agora, só quero ver esse filme de Decade e do Double lançado agora em dezembro... se irei gostar ou passar raiva novamente como foi no final da série do Decade (um tiro na cara, um clarão e "veja o final em dezembro"... mas eu moro no Brasil, caralho!).
Até mais a todos.

 
At domingo, novembro 27, 2011 8:47:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Para piorar, o ultimo filme do Kamen Rider OOO Let`s Go Kamen Rider contradisse todos os filmes do Decade, com a historia da Shocker no passado ter conseguido uma medalha do OOO e ter ficado mais forte e os Kamen Rider 1 e 2 nunca terem vencido eles. Mas da para considerar o seguinte na minha teoria, que o garoto que depois vira cientista da shocker para fechar o ciclo do filme que diz ter impedido lavangem cerebral dos 2 primeiros Riders, pode ter sido ele a ter criado o Deca Driver do Decade, e o Died Driver que o Kaito roubo mais tarde, com a Shocker querendo usar aquele plano de viajar entre as dimensoes e querer criar um Rider super poderoso, mas da errado Decade foge e Kaito rouba o Died Driver, dai os Riders que aparecem no filme sao alternativos tb, as linhas de tempo nos respectivos mundos deles se mantem, ficado akele mundo que se passa o filme do Kamen Rider OOO um futuro alternativo no caso nosso presente alternativo, porém Decade é o unico Rider que é o mesmo pois ele eh uma anomalia e ate onde eu vi soh existe um dele.

 
At quinta-feira, dezembro 08, 2016 7:28:00 AM, Blogger minhas fotos said...

Sinceramente eu não gostei a série passa os 31 episódios mas, acaba sem terminar ou seja se um desfecho final, dando noção de continuidade terminando em meio a guerra entre os Riders mas sem algum episódio de sequência eu pensei que o filme All Kamen Raiders Vs Dai Shocker fosse para dar esta conclução mas já contou uma história totalmente diferente inclusive eu achei ridículo um Shadow Moon que não seja o Nobuhiko.

 
At sexta-feira, dezembro 09, 2016 9:39:00 AM, Blogger Douglas Deiró said...

Legal saber que, o que especulei 6 anos atrás sobre o Decade, se concretizou.
Rss!!!

 

Postar um comentário

<< Home