quarta-feira, janeiro 13, 2010

Papo Furado!!! (13 de Janeiro)

Bom, como tenho trabalhado até as 20hs esta semana, sobra pouco tempo pra fazer algo em casa, então não tenho muito o que contar.
Retomando o contato com o Willy!!! (Já escrevi isso antes...)
Hoje, logo ao chegar no apto, toca o meu celular, e quando vejo, é um e-mail daquele amigo indonesiano, Willy, que eu já havia comentado muito nestes dois posts. Ele havia sido extraditado para a Indonésia em abril de 2007, mas voltamos a nos comunicar por e-mail semanas depois, com ele já em seu país de origem. A última vez que trocamos mensagens foi em abril de 2008, ele acabou não respondendo meu último e-mail e nem eu escrevi mais. Mas fiquei muito feliz e surpreso, inclusive eu já pensava em escrever pra ele. Embora a nossa amizade tenha sido bem curta, foi o cara que mais se parecia comigo em relação ao hobby, principalmente no que diz respeito a figuras. Respondi na hora o e-mail, pelo PC, e em japonês (afinal, eu não sei indonesiano). Ele até entende bem, mas por estar bastante tempo sem usar o japonês, se esqueceu de muita coisa. Logo em seguida, cadastrei-o no MSN, e bastou alguns minutos para ele puxar uma conversa. Como ele tem webcam e microfone, estamos vendo um dia de conversarmos com voz, por que ficar digitando em japonês é dose. Não sei se eu já comentei, mas detesto utilizar o MSN no teclado. Obviamente, ele continua com o hobby, mas parou de fazer cosplay, por falta de tempo. Na foto, ele está no meio, vestido de Hurricane Yellow. E antes que alguém pergunte, as roupas eram as originais da Toei, cedidas para um evento. Nesta outra foto, ele, de Ban (Dekared), num atelier de cosplay de um amigo. Willy gostaria muito de voltar ao Japão, como turista, mas como ele foi extraditado por estar ilegal, só pode entrar no país depois de 5 anos (2013). Outro fato, é que ele havia entrado no Japão com um passaporte falso, utilizando o nome Ryan.
Michel, o Novo Assassino de Akihabara???
Um fato curioso que aconteceu comigo no dia 13 de dezembro, e que eu acabei não comentando. Neste dia, eu tinha ido a Ikebukuro assistir o filme dos Kamen Riders, e depois, fui fazer minhas andanças por Akihabara. Até aí, nada demais. Entretanto, na volta para casa, ao fazer baldeação na estação de Kita-Senju, em Saitama, logo após passar a catraca, um guardinha da estação me parou e pediu para me revistar. Na hora achei estranho, pela primeira vez sendo parado para revista, mas como quem não deve, não teme, concordei. O guarda me explicou que, depois do tal incidente de Akihabara, resolveram aumentar a segurança. Ele perguntou se eu portava faca (???) e revistou toda a minha mochila. Só faltava ele querer que eu abrisse as sacolas com as figuras... Até acho normal fazerem uma revista, mas porque justo eu? Será que o cara me escolheu aleatoriamente ou sentiu um indício de “otaku” no ar? Sim, por que, com mochila nas costas e várias sacolas com figuras, só faltava faltava uma faixa na minha cabeça escrita otaku! Eu fico com a pulga atrás da orelha, por que sabem, ali passam minhares de pessoas diariamente, e vai saber que tipo de pessoas eles escolhem pra revistar? Será que revistariam um salaryman bem vestido ou uma dessas patricinhas japonesas? Ou será que eu tenho cara de psicopata e não sei? Em tempo, a Tokyo Game Show também adotou o sistema de revista em 2008, devido ao assassinato em Akihabara.
Julgando um Artista
Uma coisa que eu tenho visto muito no Tokubrasil (e também em outros lugares), é fã julgando interpretação de artistas de tokusatsu. Ah, fulano é bom, ciclano é ruim etc e tal. Olha, eu vou ser franco, acho muito difícil julgar 100% a interpretação, sem ter conhecimento da língua japonesa. Julgar um ator apenas pelos trejeitos, expressão facial, mas sem levar em conta o que ele está falando, é um pouco complicado. Querem um exemplo prático? Pra quem acompanha a série Kamen Rider W, alguém aí consegue perceber as nuances de quando a Akiko altera o dialeto normal, para o dialeto de Kansai? Não??? É mais ou menos por aí, tem coisas que passam despercebidos por muitos. E não é tão fácil essa intercalação, as vezes, a própria atriz, Hikaru Yamamoto, disse ficar perdida em qual entonação utilizar, quando não está especificado no script. Tá certo que ela quase sempre usa para aplicar os “tsukkomi” no Shôtarô, mas essa é uma característica que caiu muito bem. E tem coisas que nem mesmo o público comum percebe. Me lembro de uma situação curiosa que aconteceu na dublagem do anime Death Note. Um apresentador da Nippon TV faria uma ponta num episódio, fazendo um repórter, mas não estava conseguindo obter uma pronúncia que agradasse o diretor, Naoya Uchida (que faz o pai do Light Yagami, e que também fez o Denzi Green, em Denziman). Pra mim, parecia normal, mas o diretor percebia algo errado, e chegou num ponto que o Naoya se irritou e disse: “Sai, vai respirar um ar e depois volta.” Tenho sempre lido entrevistas com os atores, e os diretores vivem pegando no pé, “fala mais alto”... Até o Tetsuo Kurata já teve que dar umas voltas ao redor do estúdio, pra ver se pegava fôlego, pra voz sair lá do fundo... Espero que tenham entendido a minha mensagem!

2 Comments:

At quarta-feira, janeiro 13, 2010 7:01:00 AM, Blogger Spider-Phoenix said...

Nossa, seu amigo é mesmo sortudo de ter conseguido as roupas originais da Toei hehe.

 
At quarta-feira, janeiro 13, 2010 11:29:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Caracas Michel...
Assasinato em Akihabara ? E esse guardinha parou justamente você ?
É engraçado até a forma que você falou, que faltava só uma faixa com o nome otaku em você..rsrsrs
Mas apesar de engraçado isso, a coisa é mesmo séria. É bom mesmo a policia japonesa está atraz de assasino.
Pois é, não é só no Brasil que temos assassinos...
Essa parada da galera do TokuBrasil falar que tal ator não é bom e tal, concordo com você.
Primeiramente que a galera daqui, não pode criticar até por que não conhecem a carreira do ator no passado, e ainda por não serem nascidos japoneses para terem esse direito de tal ato...
Para falar a verdade, gostei muito da atuação do Takeru Sato em Den-o.
PQP, ele atuou seu personagem, mais cinco imagins. Ou seja, seis personalidades diferentes...
E olha que quando todos os imagins invadia Ryotaro, era uma atuação danada de complexa de se fazer hehehe.

 

Postar um comentário

<< Home