segunda-feira, agosto 02, 2010

Dez Anos de Japão!

Exatamente hoje, dia 2, completei 10 anos de vida aqui no Japão. Havia embarcado no dia 31 de julho, pouco antes da meia-noite, e aterrissei em solo japonês no dia 2 de agosto, por volta das 13hs. Bom, não sou muito de revirar o passado e nem me prendo a datas, por isso mesmo, não tenho nada o que comemorar, mas resolvi fazer essa postagem pra encher línguiça! No início, eu tinha o pé atrás, e não tinha pretenção nenhuma de vir ao Japão à trabalho, mas fui forçado pela minha mãe, afinal, eu estava sem fazer nada no Brasil mesmo. Inicialmente, quem viria pra cá era a minha irmã (que depois, veio em 2004), mas semanas antes de embarcar, ela teve problemas de saúde, tendo que se submeter a um tratamento. Então, literalmente acabei trocando de lugar com ela. De início, como quase todos que vem trabalhar no Japão, não pensava em ficar por muito tempo, cerca de três anos, o suficiente pra ganhar uns trocados e voltar para o Brasil, mas sem nenhuma expectativa. É que eu não achava que iria me adaptar ao Japão tão facilmente. Hoje é o inverso, não consigo mais imaginar não estar vivendo aqui. Muita gente me pergunta quando é que eu vou voltar ao Brasil, nem que seja para visitar a família e os amigos, tipo tirar umas férias e tal. Mas infelizmente, sempre acabo cortando a esperança dos outros e digo que jamais vou voltar. Pode parecer estranho, mas é fato, é algo que eu já decidi nesses longos anos, e não pretendo voltar atrás. Já estou muito bem adaptado aqui, e o mais importante, tenho estabilidade de vida. Sim, porque aqui no Japão, se você está empregado e tem como sobreviver sozinho, é o que importa. Conheci muita gente que não conseguiu se adaptar ao país, seja pela língua, pela cultura, pela solidão, e principalmente, pela vida repetitiva que se leva aqui. Você trabalha, ganha e gasta. Esse é o ciclo no Japão. É assim que essa sociedade funciona! Mas eu pergunto, e daí? Pra mim tá bom demais. Pelo menos não preciso passar necessidade. Se eu quiser um jogo de video-game, eu compro. Se eu quiser uma roupa de marca, eu compro. Se eu quiser comer coisas gostosas, eu como. Não preciso fazer cerimônia. E felizmente, até hoje, nunca passei necessidade, nunca precisei pedir dinheiro emprestado aos outros.

Ah, e também não posso esquecer do meu lado otaku (ou qualquer outro termo que quiserem me definir). Por exemplo, não consigo imaginar não poder mais ir pra Akihabara. Não poder ir nos eventos. Não poder assistir os programas da TV japonesa. Em suma, não consigo mais imaginar viver fora do Japão. Trocar Akihabara pela Liberdade? Trocar o Tokyo International Anime Fair pelo Anime Friends? Trocar a mordomia de ligar a TV e assistir um anime, por downloads ilegais? Ah, tô fora! Quem quiser criticar meus hábitos, meu meio de vida, vai fundo. Vai entrar por um ouvido e sair pelo outro! A não ser que alguém se candidate a pagar as minhas contas e me sustentar, aí eu dou satisfação. Caso contrário, vou continuar a ir nos mesmos eventos de sempre, a comprar as mesmas bugigangas de sempre, e manter-se solteiro! Esta é a resposta para minha felicidade!

6 Comments:

At terça-feira, agosto 03, 2010 12:08:00 AM, Anonymous lagarto said...

Parabéns pela data, cara! (você pode não comemorar, mas eu achei bastante relevante e me permito te dar os parabéns :P). Acho que qualquer decisão quando tomada no pleno da nossa razoabilidade tem de ser respeitada, afinal, você vive a sua vida e não a dos outros.

 
At terça-feira, agosto 03, 2010 10:09:00 AM, Blogger Betarelli, Ivan D. said...

Oi Michel, que legal, dez anos são um bom tempo.

Sobre a sua escolha em não mais voltar, eu já sabia desde tempos, pois por mais de uma vez vc comentou isso comigo.

Parabéns pela perseverança e pela escolha de um tipo de vida um tanto inusitada. Poucos teriam a coragem que vc tem em tomar esse rumo.

Acredito que ainda hoje (ou no máximo amanhã de manhã) eu vou te responder um e-mail, daqueles que estão parados há tempos...

Abração.

 
At terça-feira, agosto 03, 2010 7:35:00 PM, Blogger DmacK said...

Quem me dera estar ai com você, entretanto tenho que ficar aqui por Portugal, que para eles a melhor maneira de passar esta crise é construir pontes e aeroportos gigantes e retirar dinheiro dos mais "pobres".

Eu queria muito poder visitar e quem sabe assentar raízes por ai tal como você, mas para mim poderá ser mais difícil.
Em primeiro porque não conheço ninguém;

Segundo a língua ainda é um problema para mim apesar de saber aquelas coisas mais básicas como comprimentos, despedidas, como se dirigir a certas pessoas conforme a seu "importância" e algumas frases mais banais;

Terceiro não saber se depois de ai estar consiga emprego;

Quarto, não tenho dinheiro para a viagem XD

 
At quarta-feira, agosto 04, 2010 7:58:00 AM, Blogger Douglas Deiró said...

Eu não sei o que é morar em outro país, mas deduzo que não deve ser nada fácil a adaptação.
Mas, o ser humano pode se adaptar e, uma vez estabilizado aí, para quê voltar para o Brasil? Para rever os familiares por algum tempo, passar férias, "tomar caipirinha"... sei lá, vai de cada um!
Cara, se não for pela data em si, parabéns então por ter vencido em terra estrangeira... o que muitos parecem não conseguir e você o fez!
Acho que, no teu lugar, faria a mesma coisa... principalmente no quesito "Tokusatsu e Anime". Iria me matar de tanto ver! Hehehe!
Até mais!

 
At quinta-feira, agosto 05, 2010 10:06:00 AM, Anonymous Thunder025 said...

Parabens Matsuda.
Guardarei suas palavras para aplicar na minha vida daqui a alguns anos, e da proxima vez que eu for ai vou sozinho pra gente arrasar Akihabara ai uhahuauhahuahu

 
At sexta-feira, agosto 13, 2010 6:14:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Parabéns Michel! Poucos conseguem realizar o sonho de viver em outro país, vocie conseguiu, se estabilizou, está feliz e merece ser feliz, então, parabéns por 10 anos no Japão! Continue sempre assim, com seu forte ponto de vista e com sua amizade na terra do Sol Nascente! E antes de mais nada, obrigado por realizar meu sonho de infância de ter conseguido encomendar para mim um toy do Kamen Rider Black, não imagina como fiquei realizado por ter conquistado isso! Um grande abraço mesmo! E parabéns!

 

Postar um comentário

<< Home