sábado, março 29, 2014

Papo Furado! [29 de Março]

Faz tempo que eu não venho aqui trazer conversas pra descontrair, então voltarei com a minha antiga coluna "Papo Furado!"...
Hoje, durante as horas extras, fui trabalhar numa outra linha, que não é a minha, e uma antiga colega japonesa (Ogino-san), que sempre puxa papo comigo, veio me elogiar por sempre cozinhar, seja para trazer o bentô ou depois de chegar em casa. Afinal isso é digamos, meio raro nos jovens de hoje, e principalmente nos colegas lá da fábrica. Respondi a ela, "Jibun no ryôri wo tsukuru no wa, jôshiki da!" (Cozinhar a sua própria comida é algo normal!). Sejamos francos, ter uma panela de arroz, comprar comida congelada e outras misturas, e tentar levar uma vida mais saudável, sem depender de lojas de conveniência ou comidas gordurosas, não tem nada de anormal, ao contrário, é o mais recomendável. Me elogiar por voltar tarde pra casa e acordar cedo, e ainda ter saco pra cozinhar? Sim, melhor isso do que ficar torrando dinheiro comendo fora. Ainda mais agora, com o aumento do imposto. Quem pode mais, paga mais. Eu não! Daí ela me perguntou se eu ia só no Torisen (um dos mercados de Oizumi). Respondi que não, ia em três, Torisen, Belc e Beisia. Gasta tempo? Sim, mas eu consigo selecionar os produtos mais em conta, em cada mercado, levando o mais barato. Uma garrafa d'água de 2 litros (deixando a marca de lado), custa ¥78 no Torisen e Belc e ¥68 no Beisia. Mas o consumidor tem que ficar atento com os preços marcados na gondôla, pois alguns produtos já estão sofrendo reajuste antes mesmo do aumento do imposto. Estão elevando o valor "hontai" (sem o imposto) dos produtos! Foi-se o tempo que eu não ligava pra preço, e olhava só para a soma final, no marcador da caixa registradora... E é o que muitos fazem ainda, sem mesmo conferir o recibo. Na quinta mesmo, comprei 7 pacotes de hamburgers, e me cobraram 8! Ficando neurótico!? Não, mas velho sim. E mudar certos hábitos faz parte da velhice!

1 Comments:

At domingo, abril 13, 2014 1:51:00 AM, Blogger Spider-Phoenix said...

Tá certo mesmo em economizar, Michel. Nem falo tanto de poupar dinheiro pro hobby mas sim pra pagar as contas e comprar as coisas que são realmente necessárias.

Como você disse, é algo completamente normal.

Abraços!

 

Postar um comentário

<< Home