quinta-feira, junho 15, 2006

Paródias de tokusatsu em Keroro Gunso!!!

Ao assistir o episódio 113 da série Keroro Gunso, exibido na sexta passada (9/6), não pude deixar de escrever esse post. Bem, pra quem não conhece, Keroro Gunso (Sargento Keroro) é um anime infanto-juvenil de muito sucesso, produzido pela Sunrise, originário do manga do autor Mine Yoshizaki (Gekkan Shonen Ace/Kadokawa Shoten). A série, que estreou em 2004, já está na terceira temporada, sendo exibido às sextas, às 17h30, pela TV Tokyo. O formato é bem simples, com duas histórias por episódio, mas o ponto forte de Keroro Gunso são mesmo as paródias de animes e tokusatsu, a grande maioria, compreensível apenas para a "camada otaku". São várias as referências como Gundam, Ultra, Kamen Rider, Super Sentai entre outros gêneros, sempre utilizando séries bem populares. No episódio 113 foi feita uma homenagem a algumas séries tokusatsu dos anos 60 e 70, que vocês ficam sabendo logo abaixo.

Episode 113 Keroro - Tatakae Bokura no Wetroking (Lute, Nosso Wetroking)
Na primeira parte do episódio, Keroro descobre o ponto fraco de Natsumi: ela odeia lesmas! Então, através uma lesma, Keroro cria um herói artificial, o Wetroking (Wet=Úmidade) e o coloca para lutar contra Natsumi. Wetroking é uma paródia de Ironking, uma série de 1972, da produtora Senkosha.






O título do episódio, Tatakae Bokura no Wetroking faz referência a um trecho do tema de abertura de Ironking, Tatakae Bokura no Ironking. A tela título de Wetroking também ficou muito parecida com o original, inclusive, com o herói movendo-se com reflexos.


Aqui, Keroro e Tamama aparecem trajando as mesmas roupas dos protagonistas de Ironking, Gentaro Shizuka e Goro Kirishima, respectivamente. A cena na qual Keroro segura o cinto é uma referência ao Ironbelt, um cinto de utilidades que Gentaro usava. O Ironbelt podia se transformar em corda, chicote e espada. Na cena seguinte, Tamama cruza os braços e diz, "Wetro Shock", imitando o gesto de transformação de Goro, o "Iron Shock".


Wetroking concentra sua energia para disparar seu raio Wetroshot, numa referência ao Wideshot, do Ultraseven. Logo em seguida, a lâmpada no peito e na testa começam a piscar e ele tem que sair de cena. Wetroking precisa repor sua fonte de energia, a água, e por causa disso, ele só pode lutar durante 4min44s. Ironking também tinha como fonte de energia a água, mas só podia atuar durante 1 minuto. Após cada batalha, Goro tomava goles e goles d'água.

No final da história, Keroro acaba se dando mal ao tentar derrotar a Natsumi, e vê seus planos irem por água abaixo!

Episode 113 Natsumi - Kaettekita Wetroking (O Regresso de Wetroking)
Na segunda parte da história, Keroro resolve arquitetar a revanche de Wetroking contra Natsumi, dando mais força ao herói. Afinal de contas, Wetroking tem apenas mil vezes a força de uma lesma, o que não é quase nada comparado aos humanos.

O título, como dá pra perceber, é uma paródia ao Kaettekita Ultraman (O regresso de Ultraman).

Desta vez, Keroro utiliza um apito especial para chamar o herói Wetroking, numa referência a série Magma Taishi (Embaixador Magma), na qual o garoto Mamoru Murakami utilizava para chamar o "Homem-Foguete". Na cena seguinte, Angol More apresenta a silhueta do filho e da esposa de Wetroking, em referência a Gam e Mol, respectivamente filho e mulher de Magma. assim como em Magma Taishi, Keroro teve que apitar três vezes para evocar o herói. Para quem não se recorda, Mamoru apitava uma vez para chamar Gam, duas para chamar Mol e três para o Magma.


Para salvar a Natsumi, surge a ninja-mascarada Koyuki. A aparição de Koyuki, atravás de silhuetas, é uma paródia a abertura da série Kamen no Ninja Akakage (Ninja Mascarado Akakage). Na cena em que Koyuki coloca o polegar no nariz e diz "Daijoubi", ela imita um gesto famoso do menino ninja Aokage. No gesto original, criado pelo próprio ator Yoshinobu Kaneko, Aokage dizia "Daijoubu" (Está tudo bem).


Aqui, o grande trunfo de Keroro, a segunda grande transformação de Wetroking. Reparem na cena de transformação e digam se não é a cópia de Ultraman Jack? Na nova forma (apenas 5cm mais alto), o herói passa a ser chamado de Wetroking Giant, numa referência a série Silver Kamen, de 1971. A partir do episódio 11, quando Silver Kamen adquiriu o poder de ficar gigante, a série passou a se chamar Silver Kamen Giant. No final da história, Wetroking deixa a Terra em busca de um planeta o qual precisem dele.

No Manga - Keroro Gunso Vol.8 (Episode 62)

Na versão manga, publicada pela revista Shonen Ace, edição de agosto de 2003 (Episódio 62), a histótia é basicamente a mesma da primeira parte do anime, mas a diferença é que o herói se chama Wetroman, numa paródia ao Ultraman. Wetroman veio do Reino da Umidade (Shimeri no Kuni), numa referência ao Reino da Luz (Hikari no Kuni), em Ultraman. Reparem na boca de Wetroman, inspirada na primeira máscara de Ultraman, que posteriormente ficou conhecida como "A Type". Na página seguinte, Wetroman prepara-se para disparar o seu Namerium Kousen (Raio), numa referência ao Emerium Kousen de Ultra Seven.

IRONKING
Ironking foi uma série tokusatsu razoável, exibida aos domingos pela rede TBS entre 8/10/72 a 8/4/73, totalizando 26 episódios. Um fato curioso nesta série é que Goro Kirishima, o Ironking, não era o personagem principal, e sim seu companheiro, Gentaro Shizuka. Goro era apenas um andróide construído para proteger Gentaro, membro de uma Guarda Estatal. Vejam abaixo algumas imagens que eu extraí da revista Uchusen (Vol.28, Fev/1986).

1 Comments:

At terça-feira, junho 20, 2006 12:06:00 AM, Anonymous kurati said...

ótima análise do episódio!Achei seu blog ,quando procurava reviews do uchuu keiji damashii.Graças as suas informações,vou deixar pra comprar ,quando o preço baixar.

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home