segunda-feira, abril 23, 2007

Ironia do destino, Minha alegria durou pouco!!!

Tenho uma notícia meio desagradável que me pegou de surpresa hoje. Hé duas semanas, eu havia conhecido um colega de fabrica indonésio, o qual eu tinha descoberto que ele também era um otaku. Sempre vivia quieto. No canto dele, lendo mangas. Daí eu resolvi puxar papo com ele e descobri que ele era fã de tokusatsu e que colecionava brinquedos também. Logo ficamos bons amigos e começamos a trocar idéia. Eu até já estava conseguindo convencer ele a passear de trem, já que ele tinha receio de andar de trem por estar ilegal no país. Já tinhamos combinado de irmos pra Akihabara e posteriormente, em eventos. No final de semana que se passou, ele ficou de vir conhecer o meu apto e ver os meus materiais. Fiquei esperando a ligação dele sábado e domingo, mas nada. Na hora, acabei nem ligando. Hoje eu recebi a notícia de que, no sábado, ele e mais um outro colega haviam sido pegos pela polícia, por dirigirem sem carta, e depois foram entregues a imigração japonesa, por estarem com o visto expirado. Logo agora que tinhamos ficado bons amigos, e sempre conversávamos sobre tokusatsu durante os intervalos. Mas a vida é assim, ele sabia dos riscos que estava correndo. Eu particularmente não ligo se ele era ilegal ou não, ele era um cara bacana. Nesses casos de extradição, o prazo para deixar o país leva de uma semana a três dias. Espero que ainda possamos trocar e-mail pelo menos.
Parece coincidência, mas na sexta feira eu assisti uma reportagem sobre uma filipina que estava há 17 anos no Japão e sem visto. Ela recebeu ordem da imigração para deixar o país, mas ela não tem parentes na Filipina, pois foi abandonada. O pior é que ela tem duas filhas, uma do primário e outra do ginásio, que nasceram e cresceram como se fossem japonesas. Deu até dó da caçula chorando e implorando para não serem deportadas. Existem raros casos em que a imigração concede um visto especial para não descendentes continuarem no Japão.

2 Comments:

At terça-feira, abril 24, 2007 12:15:00 AM, Blogger Alexandre Nagado said...

Caramba, que situação terrível. Espero que ele consiga se readaptar à vida em seu país e consiga ajeitar a vida, agora que o Japão deixou de ser uma realidade possível para ele.

 
At terça-feira, abril 24, 2007 12:15:00 PM, Blogger Unknown said...

aff mundo cruel...
tomara que essa mulher e suas filhas consigam um visto, além do mais, foram criadas dentro da cultura japonesa, serem mandadas pra um lugar com uma realidade e cultura totalmente diferentes pode ser uma experiencia apavorante pra elas, principalmente se apenas falarem japones

 

Postar um comentário

<< Home