terça-feira, agosto 11, 2009

Samurai Sentai Shinkenger Ginmakuban~Tenka Wake-me no Sen~

お待たせしました!!!

Finalmente vou tecer meus comentários sobre o filme de Shinkenger, mas antes, só um aviso: pra quem destesta spoilers (ou neta-bare, como os japoneses chamam) e não quer saber nada do que acontece no filme, então recomendo nem ler este post. É melhor chispar daqui...HeHeHe! Bom, a primeira palavra que vem a minha cabeça pra descrever o filme é “decepção”! Sim, achei o filme decepcionante, esperava mais dele. Pra começar, não tem história, é só pancadaria, praticamente filmado num único local (parecido com a pedreira). Inclusive, achei mais curto do que o normal (30min.), 20 minutos, citado pelo ator Hiroki Aiba (Shinken Blue), no panfleto oficial. Tem uma certa lógica, afinal o atrativo era os efeitos 3D, mas como eu peguei a versão comum, não senti diferença. O filme começa durante a batalha entre os Shinkenger contra o Kusare Gedôshû, conhecidos como o “Gedôshû dos Gedôshû”, um exército de 10 mil soldados (Kusare Nanashi) temido pelos próprio Gedôshû. O poderio é tão grande que os Shinkenger acabam não sendo páreos e perdem a primeira batalha. De volta à “base”, feridos, eles recebem a informação de que o único modo de derrotar os Kusare Gedôshû, e seu líder, o Aburame Manpuku, é encontrando um antigo Hiden Disc, utilizado pelo primeiro Shinken Red (Retsudô Shiba), há 300 anos. Entretanto, Jii explica que o paradeiro desse disco está num templo dominado pelos Kusare Gedôshû. Para entrarem na toca do inimigo, Ryûnosuke e Kotoha tem a “brilhante” idéia dos cinco se disfarçarem de Kusare Nanashi, disfarces esses feitos de papelão! Tinha que partir da cabecinha dos dois mesmo... Mas pra enganar o inimigo é...só dar bastante sakê! Takeru consegue o disco, mas infelizmente a mensagem holográfica de Retsudô não ensina como derrotar os Kusare Gedôshû. Chiaki dá uma de malcriado e taca o disco no chão, já que ele repete sempre a mesma mensagem, “Chikara+alguma coisa...”. Então o jeito é irem para o tudo ou nada. Takeru encara o Aburame Manpuku, mesmo sem conseguir descobrir como liberar o poder do Hiden Disc, em sua Shinken-maru. E quando estava prestes a receber o golpe fatal do inimigo, Takeru entende a mensagem de seu antepassado, e crava a espada no ombro de Manpuku, onde havia uma cicatriz em forma do kanji Chikara (力), deixado pelo primeiro Shinken Red ao aprisionar o Manpuku. De repente, sua espada se transforma no sabre Kyôryû-maru, e em seguida Takeru assume a nova forma de Super Shinken Red. É que na verdade, Retsudô havia lacrado o poder do Hiden Disc no ombro do Manpuku! Kyôryû-maru tem a capacidade de se esticar livremente, alcançando o inimigo onde ele estiver! Depois, Manpuku assume sua segunda forma, unindo se aos monstros Kusare no Sakamata, fica gigante e o resto vocês sabem... Como em todo filme de Sentai, temos a apresentação do novo robô, ou melhor, da nova combinação: Kyôryû Shinken-Oh e......fim!
Bom, achei que o roteiro poderia ser melhor aproveitado, filmagens em outras locações, e até quem sabe, o espírito do primeiro Shinken Red aparecendo pra ajudar. Aliás, eu pensava que a participação do Retsudô Shiba (Masashi Gouda) ia ser maior, do que apenas em flashback. Destaco também a pequena participação do Shinken Gold (Genta), que aparece pra atrapalhar a vida do Jûzô. É justificável, afinal o ator Keisuke Souma (Gold) começou a gravar primeiro o filme, quando o personagem ainda estava sendo elaborado. No fim das contas, o filme serviu apenas de aperitivo para o prato principal, que viria a seguir. Aliás, como sempre acontece, Sentai primeiro e Kamen Rider depois, nessa ordem. Na minha opinião, até o filme do Go-Onger foi melhor! Quero deixar claro que é apenas a minha opinião, somado ao fato de eu não ter nenhuma empolgação com Super Sentai.
Bem, pelo menos as entrevistas do panfleto são bem legais. Aqui vai um trecho de uma situação engraçada que aconteceu com o Toori Matsuzaka (Takeru Shiba). Souma (Keisuke): Eu, no momento, ainda não tive a oportunidade de sentir isso de verdade, mas caso eu tenha a oportunidade de me relacionar com crianças, vou tentar corresponder como o personagem Genta. Suzuki (Shôgô): Isso parece ser bem difícil (Risos). Mas e você Toori? Vai como o personagem “Tono” mesmo? Matsuzaka (Toori): Não, mas dias atrás, quando fui ao mercado para comprar detergente, alguém me chama de “Tono!” (Risos). Takanashi (Rin): Era uma criança? Matsuzaka (Toori): Sim. Ela perguntou o que eu estava fazendo, e ao responder que tinha vindo pra comprar detergente, ela perguntou porquê? Daí não tive escolha, disse que foi o “Jii que havia pedido”. Isso ficou meio estranho(Risos).

3 Comments:

At terça-feira, agosto 11, 2009 4:30:00 AM, Anonymous STOPA said...

CARAMBA MICHEL VC NAO CURTE SENTAI!!!! PQ

SURPREENDENTE

 
At quinta-feira, agosto 13, 2009 8:22:00 PM, Anonymous Dekaman said...

Olá,Michel tudo bem?
Como voce disse que este filme teve 10 minutos a menos,significa que o filmme all riders vs daishocker teve duração maior que o normal?

 
At quinta-feira, agosto 20, 2009 9:57:00 PM, Blogger Betarelli, Ivan D. said...

Desde que voltei a assistir Sentai, em 2003 com Abaranger, nunca vi um filme da franquia, a não ser alguns VS e especiais como o de 30 anos. Sentai não tem um roteiro tão "cabeça" como os Riders, e pelo menos pra mim, não passa de um leve divertimento, sem muito comprometimento com a história em si. Vale também no quesito nostalgia, pois vendo uma série atual, lembro-me do meu tempo de criança, onde passava a manhã inteira acompanhando Changeman/ Flashman. Vi apenas 5 capítulos de Shinkenger, mas já achei bem superior à Go-Onger.

 

Postar um comentário

<< Home