domingo, setembro 06, 2009

Kamen Rider W – Comentários (Após a estréia)

Bom, finalmente chegou a hora de deixar meus comentários, após assistir o primeiro episódio umas três vezes! Existem certos detalhes que sempre acabam passando despercebido numa primeira olhada, principalmente nas falas dos personagens. Pra quem não viu ainda, pode ficar tranquilo, que não estou contando nada de mais, apenas alguns aspectos visuais que eu achei bem interessante. Primeiramente, gostei do que vi. Aconteceu basicamente tudo o que eu previa, ou melhor, o que eu havia lido em matérias e entrevistas. Talvez por causa disso, não chegou a me surpreender, mas foi um bom começo de história. Gostei do tema de abertura, “W-B-X~W boiled extreme~”, com uma introdução típica de filme de detetive, se é que vocês me entendem. A cenografia foi muito bem trabalhada, tanto na cidade, como no escritório de detetive. Ter espalhado aquele monte de cata-ventos não deve ter sido fácil. Com relação ao escritório, muitos dos objetos eram os mesmos da série Tantei Monogatari (1979). Inclusive, o produtor Tsukada havia emprestado os DVDs desta série ao ator Renn Kiriyama (Shôtarô), para servir de referência ao compor o personagem, através do falecido ator Yûsaku Matsuda (Shunsaku Kudô). Abaixo, algumas imagens e os respectivos comentários.

Logo no começo do episódio, esta cena do “Oyassan” colocando seu chapéu no Shôtarô, me lembrou aquela cena do terceiro filme de Indiana Jones, quando um dos “homens maus” colocava o chapéu no jovem Indy, e a cena mudava para o presente. Pensei que fosse acontecer o mesmo! Ao lado, o logo da abertura.

Aqui está escrito “Arayuru jiken hard-boiled ni kaiketsu.” (Qualquer caso, o hard-boiled resolve.). Assim como a Akiko, todos devem estar se perguntando, o que diabos é hard-boiled? Vale frisar que a “visão da Akiko é a visão do público”, como deixou explicado o diretor Ryuta Tasaki. O público vai passar a entender mais sobre Fuuto, através dos olhos da Akiko. Ao lado, vários elementos da era Shôwa, como a máquina de escrever (indispensável em filmes de detetive).

Vários livros sobre hard-boiled, a maioria deles do escritor Raymond Chandler. Ao lado, o título “The Long Goodbye”, que eu já havia citado anteriormente, e que serviu de base para a composição de Fuuto. Aqui, Shôtarô explica a filosofia hard-boiled: “Ikanaru jitai nimo, kokoro o yurenai, otoko no naka no otoko no ikikata” (Qualquer que seja a situação, não balança o coração, é o estilo de vida do homem dentro do homem).

Aqui, Akiko mostra o “Tôroku-zumi Kenri-shô” (Comprovante do Direiro de Registro), provando que é a nova dona do lugar, e pede que o detetive caia fora! Aí Shôtarô diz que não fica bem uma estudante ginasial da vizinhança zombar de um hard-boiled como ele. Daí ela diz que acabou de chegar e que só tem 20 anos. Curiosamente, a atriz Hikaru Yamamoto só tem 18 anos. Nas gravações, Hikaru se empolgou e ao invés de responder que tinha 20 anos, disse “Watashi wa Chûgakusei yo!” (Eu sou uma estudante ginasial!). Todo mundo caiu na gargalhada!

Aqui a primeira cliente, Marina Tsumura (Meibi Yamauchi), amiga de Shôtarô, que pede para procurar seu namorado, Yôsuke Togawa, desaparecido há uma semana. Percebe-se que a Meibi não mudou nada desde Magiranger (Rin/Lunagel), o narizinho dela é inconfundível.

Aqui, o primeiro “tsukkomi” aplicado pela Akiko, “Nani hitori de narration-shitenen?” (Por que você está narrando sozinho?). Reparem que na hora do tsukkomi, ela muda o sotaque para o dialeto de Kansai. Inclusive ela já carrega um chinelo específico pra dar na cabeça do Shôtarô, com a frase “nandeyanen” (Porque isso?), tsukkomi popular nas duplas cômicas.

Akiko desvia a atenção de Philip e ele começa a pesquisar sobre Takoyaki, tudo porque ela diz que Osaka é mais famosa do que Fuuto (ele não sabia onde ficava Osaka...). É engraçado como ele fica impressionado com algo que é senso comum em qualquer japonês. Ficou bem a cópia do comediante Nobuyuki Hanawa, da dupla Knights. Me lembrou a piada do Hayao Miyazaki, em que o comediante fica todo empolgado ao saber que o diretor existe! Ah, e o Philip só terminou a pesquisa na manhã do dia seguinte!

Aqui está a tão falada “Hoshi no Hondana” (Estante de Livros da Terra), uma biblioteca virtual na mente do Philip, o qual funciona como se fosse um site de busca. Aliás, acho que o Philip é até mais rápido que o Google... O ator Masaki Suda disse que se sentiu estranho em ter que contracenar no vazio!

Aqui uma cena curiosa. Por mais que a história se passe numa cidade fictícia, é inevitável a produção utilizar locações conhecidas. Aqui filmaram em Kaihin Makuhari, no lado oposto ao famoso Makuhari Messe, onde é realizado inúmeros eventos (estive lá domingo passado). Ao lado, uma foto tirada por um amigo meu em 2005, na volta da Tokyo Game Show. Comparem!

Aqui, a cena de transformação. Bem simples, nada de tão espalhafatoso!

Aqui, a cobertura da entrada do Makuhari Messe. Obviamente, o cata-vento não existe, né! Aliás, todos os cata-ventos e qualquer plaquinha relativa a Fuuto é montagem! Ao lado, uma cenas que vocês vão ficar cansados de ver, “W” dizendo seu bordão, “Saa, Omae no Tsumi o Kazoero!” (Vai, conte os seus crimes!). Mas “contar” no sentido numérico, né gente!

Aqui um detalhe interessante, Philip troca para a forma Luna, por livre e espontânea vontade. E percebam que toda a ação da Lunajoker se desenvolve pelo lado do Philip, demonstrando a independência de ambos os lados. Ao lado, o golpe final “Joker Extreme”, que muita gente deve ter achado bizarro!

4 Comments:

At segunda-feira, setembro 07, 2009 3:56:00 AM, Anonymous carlo said...

bom o primeiro ep... mas sinto falta do decade
achei uma
comparaçao entre o shotaro e o ddetetive do serido antigo


http://justiceace.files.wordpress.com/2009/07/shotaro-comparison.jpg

 
At quarta-feira, setembro 09, 2009 6:14:00 AM, Anonymous andre said...

Gostei!! História promete!
Só não gostei dessa Akiko , me irrita extremamente o jeito dela, como ela fica dando chinelada nos outros assim?? toma maracujá pirralha

 
At quarta-feira, setembro 16, 2009 7:10:00 AM, Blogger Raida|23 said...

Hi, I've posted the info about locations at nihonterebi's board. Of course credit is given.

 
At quarta-feira, dezembro 02, 2009 1:28:00 PM, Blogger kaue said...

pq sempre tem um emo ? pqp
eu como fã dos classicos black e rx, até gostei do kabuto, mas esses estilinhos emos, pqp, se esse é o padrão de blz japones, to fudido

 

Postar um comentário

<< Home