domingo, outubro 28, 2007

Fim de carreira para Yuriko Shiratori: Boato ou Verdade???

Hoje, no fórum Tokubrasil (seção Kamen Rider), iniciou-se uma boa discussão sobre a veracidade ou não do fim da carreira da atriz Yuriko Shiratori, que interpreta a Hana, de Kamen Rider DEN-O. Para quem está acompanhando o seriado, sabe que a atriz está ausente da série por ter pedido um tempo para descansar, devido ao estresse dos multiplos trabalhos que ela vem realizando. Sua última participação em DEN-O foi no episódio 30, e posteriormente, seu personagem continuou na trama, mas na forma de criança, Kohana, interpretada pela atriz Tamaki Matsumoto. Essa foi a solução encontrada pela Toei, que havia decartado afastar de vez a atriz, e está aguardando por um possível retorno dela. Aliás, não só a Toei, mas todos os fãs esperam por isso. Entretanto, já se passaram exatamente dois meses e nenhum indício de que ela vá retornar ao seriado. Como ela continua realizando ensaios fotográficos quase que semanalmente, cheguei a cogitar que tivesse havido algum atrito entre ela e a Toei, hipótese essa que não pode ser descartada. O problema é que faltam poucas semanas para o encerramento das gravações de DEN-O, e nada dela voltar, o que está levantando o boato de seu afastamento definitivo do mundo artístico, seguindo os mesmos passos da atriz Yui Satonaka. Yui, que interpretava o personagem Hiyori Kusakabe, em Kamen Rider Kabuto, havia ficado algum episódios ausente da série, retornando na reta final. Mas logo após o fim da série, ela anunciou em seu blog o afastamento do meio artístico sem uma explicação convincente.
Particularmente, eu custo a acreditar que ela tenha mesmo decidido a encerrar a carreira prematuramente. Mesmo porque nada foi provado até o momento, já que ela não fez nenhum pronunciamento oficial em seu blog, o Shiratori Yuriko no “Sonomama” Diary. Além disso, não há nenhum site que comente um possível afastamento definitivo. Sendo assim, a esperança é a última que morre!
Entretanto, parece que ela já vinha demonstrando uma fraqueza emocional. No evento de lançamento de sua coleção de Trading Cards, realizado no dia 21 de julho, ela chorou durante a primeira sessão, e no seu blog, pediu desculpas ao fãs. Fala-se também em cancelamento de eventos e saídas prematuras de outros. Parece que ela também andou recebendo comentários indesejados, e por isso, resolveu bloquear a parte de comentários do seu blog. Um ou outro ela deixa passar. Esse comportamento é no mínimo estranho. Ela deveria estar preparada para críticas. No final de um de seus posts, ela diz: "Peço desculpas a todos que tem coração, exceto algumas poucas pessoas..." Fica a impressão que ela guarda mágoa de algumas pessoas.
Abaixo, um trecho de um comentário do qual ela deve ter se sentido ofendida:
なんか甘えてません?
Você não está sendo imatura?
体調が悪いとか、暗い顔してイベント出るとか。
Condição física debilitada? Aparecer em eventos de cara feia?
もっとハードなスケジュールをこなしてる人沢山いますよ。
Existem pessoas que tem uma agenda muito dais dura que você.
笑顔を売るお仕事でしょ?
Seu trabalho não é vender um sorriso?
夢を与えるお仕事なんですよね?
Seu trabalho não é oferecer um sonho?
もう少し自覚を持ったらどうですか?
Que tal tomar um pouco de consciência?
優しく慰めてくれる人ばかりじゃないんですよ。
Você não é uma pessoa que tem que ser sempre consolada.
寝る時間がなくたって舞台に立つ人もいる。
Existem pessoas que sobem ao palco, mesmo não tendo tempo para dormir.
点滴打ちながら、痛み止めを打ちながら戦う選手もいる。
Existem atletas que competem suportando a dor e com infiltração.
その人達は辛いとか、具合が悪いとか言わないで頑張ってる。
E essas pessoas se esforçam sem reclamar da dureza.

Falando no blog dela, ele superou a marca de 600 mil visitas, levando em conta que o blog não tem nem 1 ano! Seu último post de agradecimento parecia até uma despedida: "Jamais vou me esquecer de vocês... Quero retribuir a gratidão algum dia... Muito obrigada". Foram ao todo mais de 650 comentários de agradecimento. Depois disso, se ela resolver abandonar o barco mesmo, seria muito lamentável...

8 Comments:

At domingo, outubro 28, 2007 2:21:00 AM, Blogger Pirvs said...

Otima materia, Michel!
Parabéns!

 
At domingo, outubro 28, 2007 5:37:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Concordo com você Michel, pelo que li em alguns blogs, cruzando informação aqui e ali, acho que ela não aguentou foi o tranco. Toda hora fotografando e ainda tendo que ter disposição pra 1 ano inteiro de filmagens foi demais pra moça e ela se afastou.

Tokusatsu também serve para dar início a carreira dos artistas e , quanto mais visibilidade, melhor.Do jeito que anda a audiência de Den-o, não duvido que ela tenha tido mais visibilidade com toda essa história envolvendo o afastamento dela que propriamente atuando pela série. Bom, exagerei um pouco agora né :P

 
At segunda-feira, outubro 29, 2007 5:38:00 AM, Blogger Pirvs said...

Aqui na europa tem um grande evento anual sobre jogos, animes e lives (se chama A Feira de Luca). Pois bem, no deste ano, alguns jornalistas que trabalham no Japão falaram um pouco sobre o tokusatsu e o seu mercado. Disseram que com o Den-O a Toei pretendia abaixar a idade do publico alvo. O Kabuto e o Hibiki eram series voltadas também para o publico dos J-Dramas: mulheres adultas e adolescentes. Mas a Toei abandou essa idéia. O publico alvo do Den-O são crianças dos 4 aos 8 anos de idade. Comecei a entender porque o Den-O não descia mesmo na minha garganta.

Espero que a Yuriko Shiratori não volte mesmo. Era a unica coisa que (na minha opinião pessoal, respeito a de voces!)prestava na série. Mas espero que ela continue trabalhando, é uma garota belissima e com muito carisma.

 
At segunda-feira, outubro 29, 2007 10:58:00 AM, Blogger Michel said...

Por enquanto, o que rola é só especulação sobre o real motivo do afastamento dela. Se foi apenas por cansaço, ou se houve algum atrito com alguém, só ela mesma pode dizer. Olha, não sei dizer se ela ganhou mais visibilidade com essa polêmica do afastamento, mas para os fãs, isso é um tanto negativo. Tá certo que é difícil mesmo conciliar a carreira de modelo com a TV, ainda mais num seriado de 1 ano, mas quantas atrizes não estão na mesma condição que ela? A própria Rina Akiyama vive com a agenda cheia do mesmo jeito, posando mais do que a Shiratori, além de ter feito um drama (Nozokiya), juntamente com o DEN-O. Acho que essa superação é um problema individual que a própria Shiratori tem que resolver.

Sinceramente, o blog dela ficou muito estranho, agora com a moderação de comentários. Ela não deixa passar nada! E a imagem que ela passa no blog, parece ser totalmente o inverso de sua imagem no meio artístico. Não sei porque, mas ela passa um tom de melancolia... Acho que é imaginação minha! Bom, espero pelo retorno dela!

Uma frase de seu profile:
ただいま、女優を目指して修行中です!
Tadaima, Joyû o Mezashite Shugyô-chu Desu!
(Agora estou em retiro, aspirando ser uma atriz!)
Uma outra frase:
私は嘘がつけない性格・・・
Watashi wa Uso ga Tsukenai Seikaku...
(Tenho caráter de não dizer mentiras...)

 
At segunda-feira, outubro 29, 2007 10:02:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Sinceramente? Eu já sou um pouco enérgico com atitudes desse tipo. Posso estar sendo insensível, mas pra mim é tudo frescura. Como já foi falado aqui, o posto que ela ocupa não é almejado por tantos? E no caso da Akiyama, que está muito mais "a mostra" do que ela? Que fique sem voltar mesmo, mas uma menina linda do estilo dela, deveria ser mais madura, a ponto de tomar uma postura oficial sobre seu caso.

 
At terça-feira, outubro 30, 2007 12:05:00 AM, Blogger Alexandre Nagado said...

Já li que o sistema de "idols" no Japão é massacrante. Sabem que para a maioria esmagadora, o público se cansa delas e a carreira é rápida. Então, sobrecarregam com todo tipo de exposição.

E a pessoa perde sua opinião, sua vida pessoal, privacidade e um monte de coisas. Não é à toa que algumas já se suicidaram, pois se sentem esmagadas entre fãs, empresários e uma popularidade efêmera.

Poucas continuaram com boa carreira depois da fase de idol. Do mundo tokusatsu, acho que dois exemplos de persistência, sorte e competência são a Mika Chiba (Mei em JyuRanger) e a Mio Takaki (Iruma em Ultraman Tiga).

 
At terça-feira, outubro 30, 2007 9:43:00 PM, Blogger Alexandre Nagado said...

Corrigindo: a artista citada por mim é a Reiko Chiba. Mika Chiba foi a Tomoko de Cybercop e, na verdade, ela é um exemplo de carreira que não foi lá muito bem administrada. Ao contrário da Reiko Chiba, que foi mudando de área e se tornou uma empresária e conferencista sobre tecnologia, sem deixar totalmente de ser modelo.

 
At segunda-feira, novembro 05, 2007 7:38:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Ora, se ela nao ta aguentando então que diminua o ritmo do trabalho. Não tem porque se matar pra fazer trabalhos que a sobrecarregam. Tem gente que aguenta e outras que nao, acho completamente desnecessario dar murro em ponta de facaa, ainda mais por tão pouco.

 

Postar um comentário

<< Home