terça-feira, fevereiro 12, 2008

Mach Zenkai! Go-on Red!!

Entrevista com Yasuhisa Furuhara, o Sôsuke Esumi (Go-on Red), de Engine Sentai Go-Onger.

Yûki Mantan, Highway Star!

Desde pequeno eu gosto muito de séries Super Sentai, em especial “Chikyû Sentai Fiveman” (90), “Chôjin Sentai Jetman” (91) e “Kyôryû Sentai Zyuranger” (92), estas três obras eu assisitia com entusiasmo. Como eu gostava basicamente do Red, desde o começo eu já aspirava o papel do Red neste audition. Na etapa final do audition, o Kataoka (Shinwa) e o Ebisawa (Kenji) estavam junto comigo. Os dois, dependendo do papel, conseguiam construir um ambiente totalmente diferente, e como eram muito boas as interpretações, logo pensei, “Droga, é impossível pra mim”. Mas quando eu soube que eu seria o Red, fiquei um tanto surpreso, em estado de bobeira (Risos).
Na verdade, ainda não contei aos amigos que a minha participação foi definida. Acho que ninguém vai acreditar, sendo o meu personagem preferido (Risos). Sinto que eles vão me zuar sem dó, dizendo que “eu não não sou o Red”. Só que o Sôsuke Esumi é igual a mim, é o tipo de cara que age antes de pensar. Expressando de uma forma simples, um Homem de Sangue Quente. Mas ao interpretar, até que ponto vai esse sangue quente? Essa dosagem é muito difícil. Quando a câmera começa a rodar, vem o nervosismo, e acabo forçando involuntariamente, confundindo esse lado acalorado do Sôsuke. Tem vezes que o diretor chama a minha atenção, dizendo que “eu fui além da conta”. Mas mesmo pensando profundamente, tem vezes que isso acaba escapando. Agora, acima de tudo, tenho que me basear nos sentimentos do Sôsuke antes de interpretar, passar a pensar “Se fosse o Sôsuke, o que ele faria?”.
Nas cenas de ação tem de tudo, socos, chutes, passividade, foi mais difícil do que eu imaginava. Antes de começar as filmagens, frequentei o treinamento de ação do JAE, e no primeiro dia, disseram que “O Furuhara era o pior de todos” (Risos). Como eu não tenho o costume de ver como é a minha própria forma de socar, experimentei fazer na frente do espelho, mas sem dúvida ficou ridículo... Recebendo um treinamento individual, corrigi tanto a forma de andar como a forma de correr, além de socos e chutes. No local de filmagem, para mostrar cada coisa de forma convincente, também penso na ligação com a próxima cena, pela posição da câmera e a forma de olhar após levar um soco, não é “só dar um soco e pronto”, é fazer durar o ardor de após levar um soco.
No local de filmagem, o suit-actor do Go-on Red, Hirofumi Fukuzawa, a quem eu costumo chamar de Fuku-san, realmente tem uma grande presença. Fuku-san realmente fica muito bem, mesmo numa única postura, e acho que eu não seria aceito na interpretação dele. Ele também me deu alguns conselhos vendo a minha ação, verificando cada movimento, até nos detalhes. Como eu ainda sou meio inexperiente, é natural que ele fique bravo, mas mesmo assim ele ensina com muita paciência. Realmente, só tenho a agradecer.
O trabalho em equipe de todo o cast é excepcional. O Ebi-chan, normalmente, é todo sorridente, mas o seu papel é bem “cool”, e é impressionante como ele muda por completo, na hora da interpretação. O Usui-kun (Masahiro) é como um irmão mais novo, bem “kawaii”. A (Aizawa) Rina-chan é a mais nova, assim como o Usui-kun, mas também tem um lado maduro, vive dando broncas (Risos). Por último, o Shinwa-kun é bem disposto, no local de filmagem, sinto que ele é uma espécie de pau pra toda obra. Como papel, eu é que sou o líder, mas como não tenho muito tempo livre, recebo o apoio de todos. Realmente, reuniu-se bons membros.
Decidida a minha participação, demorei pra crer na realização de que eu mesmo seria o Red, mas vestindo o uniforme regular, finalmente passei a ter a sensação “de poder interpretar o Sôsuke durante um ano”. E mais, desta vez, vai ter a cena de tirar o capacete, depois de transformado. Algo que nunca houve nos Sentais até hoje. O traje usado pelo Fuku-san é diferente, o meu foi ajustado sob medida pra mim. Quando eu ouvi essa história (do traje), respondi: “Eh? Significa que eu também vou poder vestir o traje!?” Realmente, fiquei muito feliz. Para as crianças que vão assistir o programa, quem sabe eu não as faço pensar que esteja me transformando mesmo?
Talvez, o cast de cada ano já tenha dito isso, mas eu também pretendo guardar uma forte lembrança para com esta obra, dentre todos os Sentais até agora. Atualmente, dentre os inúmeros tipos de heróis como Sentai, Riders e os de Hollywood, como Spiderman e Batman, se fosse feita a pergunta “qual seria o seu herói preferido?”, e as pessoas respondessem sem titubear, “Engine Sentai Go-Onger”, isso seria muito legal. Neste período de um ano, pretendo fazer do Sôsuke Esumi (Go-on Red) um personagem atraente, igual aos heróis que eu admirava na infância.

Profile:
Furuhara Yasuhisa – Nascimento: 13/8/1986. Local: Kyoto. Tipo Sanguíneo: O. Principais atuações: Dramas-“No-buta。o produce” (2005), Hanazakari no Kimi-tachi e Ikemen♂Paradise” (2007), Teatro-“switch” (2007) etc.


Entrevista publicada na revista Toei Hero Max Vol.24 (1/Fev/2008). Traduzido, adaptado e “altamente modificado” por mim mesmo! Espero que consigam entender!

Marcadores:

5 Comments:

At quarta-feira, fevereiro 13, 2008 3:06:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Valeu por mais esta Matsuda.:D
Bom saber que os diretores de ação tão pegando pesado com essa gurizada "idol" (digamos assim). Tomara que esse pessoal do JAE (me refiro aos diretores de ação) estejam se inspirando no modelo AAC de coordenar ação e seu exemplar trabalho em Cutie Honey THE LIVE , Sh15uya (pra citar alguns).
Vejamos se este temperamento intempestivo desse red não resultará em mais um Ban da vida... (tomara que não)

 
At quarta-feira, fevereiro 13, 2008 8:17:00 AM, Anonymous Anônimo said...

valeu Michel por mais uma entrevista traduzida. As vezes tenho pena do trabalho que tuh tem pra traduzir elas, mas ainda assim torço pra que continue.

Sobre o Furuhara, gostei do jeito dele, nunca sou muito fã do rede, e passei achei meio insano o gekired pior do que o que mais tinha detestado que tinha sido o magirede, mas eparece que esse vai ser um grande líder, eu tô começando a querer ver mesmo os go-ongers em ação. Gostei bastante do primeiro episódio do Kiva, achei o henshin bem estoiloso e diferente do Den-O que tanto eu como meus amigos achavamos que não fazia juz ao papel de kamen raider, talvez esse possa realmente ser realmente digno de homenagiar o ishinomori senseie.

 
At quarta-feira, fevereiro 13, 2008 1:53:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Parabéns de novo Michel, vim correndo pra cá após você ter comentado no email sobre a entrevista. Outro dia também achei umas do pessoal do gekiranger por aqui, mas deixa pra lá, isso é outra história. Sobre a nova entrevista, uma dúvida: Cenas sem capacete, interessante essa parte, ele comentou que isso nunca aconteceu nos sentais, mas qual a diferença entre essa novidade, e da que ocorria em hurricanger, ali também tiravam os capacetes em cenas não é verdade?

 
At quarta-feira, fevereiro 13, 2008 10:57:00 PM, Blogger Betarelli, Ivan D. said...

Assisti Hurricanger até o capítulo 25 e nunca os vi tirando o capacete. O mais próximo que chegavam era abrir o visor e somente o rosto ficar a mostra. Parece que o único Sentai que tirava o capacete no fim das batalhas era Dynaman. Em Go Go V, a viseira ficava parcialmente transparente, mostrando os olhos dos heróis em determinadas partes dos episódios.

Realmente é muito bom ver que vc está tendo tempo e vontade pra fazer essas traduções, Michel. Pra nós (a grande maioria) que não sabemos ler japonês, é o único método pra ficar sabendo de novidades oficiais. Valeu mesmo!

 
At quinta-feira, fevereiro 14, 2008 1:55:00 AM, Blogger Nasdark said...

Ah sim entendi, confesso que não vi Hurricanger completo ainda, eu fiz essa pergunta baseada em algumas fotos onde os atores apareciam segurando o capacete, e como as que você disse da viseira.

 

Postar um comentário

<< Home