quinta-feira, maio 29, 2008

Falta de atualização no Blog……Novamente!!!

É pessoal, realmente está difícil de manter esse blog atualizado, devido ao excesso de trabalho. Como eu havia comentado anteriormente, estou temporariamente trabalhando no esquema 4x2, 4 dias de trabalho e 2 de folga, mas sem dias determinados. A questão é que eu estou sendo chamado pra trabalhar até nas folgas, por falta de gente. Já foram 3 vezes neste mês. Por uma lado isso é bom, pois vou ganhar mais, mas o ruim é que não sobra tempo pra fazer mais nada. Tenho que aproveitar todas as horas extras que aparecem, antes que chegue aqueles meses em que o serviço fica fraco (queda de produção). Além disso, em agosto, por causa da maratona de eventos de hobby, vou ter que abdicar de trabalhar em todos os finais de semana. Então é melhor aproveitar. Preciso ganhar bem, já que a partir de março deste ano, fui inscrito no Seguro Social (Shakai Hoken), que consome 13,7% do meu salário. Agora é lei, todo trabalhador no Japão precisa estar inscrito neste seguro.
Fora isso, este mês eu acabei gastando além da conta, mas não foi com o hobby. No início do mês eu resolvi comprar uma TV de cristal-líquido, de 32 polegadas, que estava com um bom desconto, de ¥138000 por ¥108000. Mais cedo ou mais tarde, eu tinha que fazer isso mesmo. Talvez muitos não saibam, mas a transmissão analógica no Japão vai até o dia 24 de julho de 2011. Até lá, todo mundo vai ter que ter uma TV digital. Futuramente também terei que trocar o meu HDD Recorder (PXS), que só tem recepção analógica. Somando-se a isso, tive que pagar uma taxa de ¥3335 para poderem reciclar a minha televisão antiga. Tive que comprar também um Booster, um aparelho que amplifica as ondas VHF/UHF da antena. É que a transmissão digital tem um único defeito – o sinal cair devido as condições climáticas (chuva e neve). Comprei também uma antena externa UHF, para poder receber os canais UHF, Tokyo MX e TV Saitama, nos quais são exibidos ótimos animes (pra não dizer os melhores). Acho que a antena UHF do prédio não é muito boa. Agora, assistir transmissão digital é outra coisa. Imagem nítida e sem fantasmas. Jogar games numa TV grandona nem se fala. Não me arrependo de ter feito esse investimento, mas vou ter que começar a poupar dinheiro, pra poder recuperar essa grana investida.
Tomei consciência de que tenho que controlar os meus gastos em geral. Pra isso, montei uma tabela no Word, com todos os meus gastos mensais, que incluem tudo, alimentação, contas, hobby, até mesmo gastos em máquinas de venda automática (hanbaiki). Não sei porque, mas parece que o dinheiro vaza das minhas mãos... O problema são os gastos com o hobby, que este mês chegou a ¥60 mil! (apesar de eu não ter a sensação de ter comprado muito). A minha maior preocupação é com o imposto províncio-municipal, que deve chegar em julho, acima de ¥120000! Como no ano passado eu ainda não estava inscrito no Seguro Social (Shakai Hoken), não haverá redução do imposto, que é baseado na renda do ano anterior (2007). As pessoas que tinham relação de dependentes ou pagaram algum tipo de seguro no ano anterior, tem o imposto reduzido, quando feita a declaração do imposto de renda (março/2008). Esse imposto é utilizado para melhorias no serviço público.
A minha outra preocupação é com relação ao evento C3xHOBBY 2008, a ser realizado no Makuhari Messe, nos dias 30 e 31 de agosto. Estou apreensivo quanto aos produtos limitados deste ano. Na edição do ano passado, eu gastei exatamente ¥59400 em produtos (+¥1500 na entrada), que você podem ver abaixo. Pode parecer estranho, mas as vezes eu torço para que eles não lancem nada que me interesse, caso contrário eu estarei ferrado! Bom, é isso. Até algum dia...

2 Comments:

At quinta-feira, maio 29, 2008 10:53:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Esquenta com isso não Michel, a hora que sobrar tempo tu atualiza o blog. Obrigação é lá com o teu emprego, aqui é só diversão.

Por aqui a tv digital, pelo menos no que diz respeito a tv paga, tá uma droga. Tão economizando na taxa de bits e o resultado são os famosos blocos DCT, o que deixa a imagem cheia de pequenos quadrados principalmente em cenas de maior ação.

Até!

 
At domingo, junho 01, 2008 1:36:00 AM, Blogger kurati said...

Penso e sofro o mesmo que vc no que se refere a grana,principalmente por causa do maldito shakai hoken ,que come uma boa parte do salário.Pelo menso dá pra reaver parte desse dinheiro quando voltar pro brasil.
Comprei uma tv de alta definição por causa do ps3 e do xbox 360.Em alguns jogos, não dava nem pra ler o que aparecia escrito na tela.

 

Postar um comentário

<< Home