domingo, setembro 13, 2009

Copiar é legal, mas dar os devidos créditos é melhor ainda!

Gente, queria fazer um desabafo às pessoas que visitam o meu blog, para copiar minhas postagens e colar em outros lugares (sites, blogs, fóruns, orkuts...), mas sem dar o devido crédito. Não faço nenhuma objeção das pessoas utilizarem meus textos, mas o que custa revelar a fonte? Não precisa dizer o meu nome, as pessoas não precisam saber quem é Michel Matsuda, mas apenas colocar o nome do blog e o link seria bem legal. E não é difícil descobrir onde meus textos vão parar, graças ao contador de visitas do Sitemeter, que mostra o link de origem. É irritante ver uma outra pessoa levar todos os méritos pelo trabalho. Tem gente que parece fazer de propósito, não revela a fonte, pra fazer os leitores pensarem que foram elas mesmas que escreveram! Tem gente que cola o texto inteiro, outros colam apenas alguns trechos. E o pior são aqueles que copiam, não dão os créditos e ainda escrevem que é proíbida a reprodução do material “deles”. Tá, eu sei que internet é território de ninguém, mas um pouco de educação não faria nada mal! Acho que não estou pedindo nada demais, não?

Marcadores:

6 Comments:

At segunda-feira, setembro 14, 2009 12:01:00 AM, Blogger Alexandre Nagado said...

Infelizmente, essa falta de caráter na internet é bastante comum. Já achei muitos textos meus "assinados" por outras pessoas. Mas esse povo nunca vai longe.

 
At segunda-feira, setembro 14, 2009 12:19:00 AM, Blogger Spider-Phoenix said...

Realmente uma atitude lamentável.

Eu pelo menos, sempre que ponho noticias de qualquer natureza no meu blog dou sempre os devidos créditos a quem disponibilizou o material que eu achei.
E mesmo quando eu posto material daqui, eu sempre ponho o link ou pelo menos faço questão de dizer quem é que disponibilizou a informação.

É realmente ridiculo ver pessoas agindo dessa forma.Tem gente que não tem noção mesmo e gosta de se achar.E ainda fica crente que está abafando.....

 
At segunda-feira, setembro 14, 2009 11:00:00 AM, Blogger Takeshi Age of Asia said...

Copiar e colar textos dos outros é uma coisa absolutamente sem graça. O melhor dos posts dos blogs está no desafio de escrever bem. É claro que reconheço que eu não escrevo bem, porque faltei a algumas aulas de redação. hehe.

 
At segunda-feira, setembro 14, 2009 9:41:00 PM, Blogger Quatro D said...

Isso tem dois nomes: falta de originalidade ou pura preguiça. Tem gente que prefere não escrever e simplesmente apelar pro ctrl+C-ctrl+V, pq o texto já está pronto. Sejam links pra textos ou pra baixar alguma coisa, sempre coloquei as fontes, dando os devidos créditos. Levar o crédito pelo trabalho de outra pessoa (pq escrever É algo trabalhoso) é, no mínimo, falta de vontade de criar algo seu. Dificilmente isso aconteceu comigo (talvez pq o meu blog seja 90% de um único tema ^^"), e quando aconteceu, as pessoas tiveram sempre a gentileza de colocar os devidos créditos. Só é desagradável quando usurpam seu trabalho sem satisfação nenhuma...

 
At quarta-feira, setembro 23, 2009 4:04:00 AM, Blogger Betarelli, Ivan D. said...

E pode acreditar, Michel, que seu blog é visitado por muuuuita gente que jamais fará um só comentário, e sempre que puder, transcreverá suas informações sem a mínima vergonha. Cito até um exemplo, que pode ou não ser verídico, pois como se trata de um scan de uma revista, isso não quer dizer que apenas vc no Japão inteiro tenha adquirido esta edição. Estou falando da imagem da Fukumi Kuroda que saiu na Toei Hero Max e vc postou. Um ou dois dias depois, eu estava olhando uns links antigos que eu tinha salvo num documento do word, e achei um site americano dedicado a Changeman, que tinha acabado de fazer uma atualização postando uma foto atual da atriz. Curiosamente, vc também havia postado uma imagem do Yoshinori Okamoto há algumas semanas e bingo! Tava lá a imagem. E nada de créditos..........

 
At sexta-feira, dezembro 18, 2009 4:24:00 AM, Anonymous Valdirene said...

Olá, Michel!
Estava buscando informações no Google sobre direitos autorais e cheguei até aqui.
Vi que você faz menção em seu post e sobre "sitemeter", busquei novamente pelo Google e encontrei mas... não consegui tirar nenhum proveito do mesmo.
Você poderia me ajudar?
A minha intenção é visualizar o link de onde originou-se, de fato, a visita. Isso é possível?
Pra mim só aparece o nome da operadora da região de onde estou acessando a internet.
Também não consigo receber o email de confirmação com a senha de acesso, talvez por esse motivo não consiga visualizar informações detalhadas.
Obrigada pela atenção
Abraço

 

Postar um comentário

<< Home