sábado, janeiro 01, 2011

Point Service

Continuando o assunto da postagem anterior, uma outra forma de lucro que eu não posso esquecer de mencionar são os serviços de cartão de pontos, oferecidos por muitas lojas, o que inclui também as compras online feitas em lojas virtuais. Vejam abaixo a relação de pontos que eu juntei em 2010:
Animate – Bom, acho que todo mundo já ouviu falar da Animate, a loja mais especializada em produtos de anime. Antigamente, eu sempre comprava nela, começando pela matriz de Ikebukuro, depois pela filial em Akihabara, mas agora, só de vez em quando, pois ela não dá desconto em seus produtos. O sistema de pontos dela é o seguinte, a cada ¥10 mil em compras, você acumula ¥500 de desconto numa próxima compra, ou seja, um retorno de 5%. Com ¥50 mil, você ganha um ponto para trocar por brindes da própria Animate. Neste ano, juntei ¥1500 (¥30 mil em compras), de um total de ¥7500.
Emotion Family Club – A EFC é o sistema de pontos dos DVDs/Blu-ray’s da Bandai Visual, mas apenas os pertencentes ao selo Emotion. Basta se cadastrar no site e digitar um serial number vindo em cada disco. Entretanto, o retorno é de apenas 3% do preço original (sem os 5% de imposto). Você ganha 2% em pontos normais, e mais 1% de bônus, caso digite o número em cerca de duas semanas após o lançamento. Como eu comprei apenas os DVDs do Keroro Gunso 6 (Vol.1~12), de ¥3800, obtive 1368 pontos (1 Ponto=¥1). No total tenho 12328 pontos, que pode ser trocado por DVDs/Blu-ray’s no próprio site.
Hobby Stock – O HS é um popular site de vendas ao lado do AmiAmi, e ambos sempre estão presentes no Wonder Festival. Só utilizei este site uma vez, já que o desconto oferecido por ele é bem menor do que no AmiAmi, além do frete ser mais caro. Juntei apenas ¥21, o equivalente a 1% do valor da compra.
Kojima – Sempre que preciso comprar eletrodomésticos ou DVD-R/BD-R, recorro ao Kojima, que é a única loja especializada por aqui. O retorno básico é de 5%, mas depende da promoção. Juntei ¥858, de um total de ¥5254.
LAOX – Eu frequentava muito as lojas da LAOX (AsoBitCity), devido aos grandes descontos, comprava muitas figuras e games lá, embora o retorno fosse apenas de 1%. Mas depois que a rede foi comprada por um grupo chinês, ela só manteve uma loja de hobby, transformando as demais, em lojas de exportação, inclusive fechando a filial Game City, deixando de trabalhar com DVDs, CDs e Games. Fiz uma única compra em 2010, o Bed Sheet do CLANNAD (¥7560), juntando ¥76. No total tenho ¥3305.
Premium Bandai – Esta é a loja online da Bandai, que agrega diversas outras marcas, como a Tamashii Web Shôten, a Bandai Fashion Net etc. Me cadastrei no final do ano passado, e é nela que eu compro os Saint Cloth Myth limitados. O retorno é de apenas 1%, com os pontos computados após receber os produtos. Como eu recebi 7 produtos este ano (dos 14 encomendados), juntei ¥392.
Sofmap – Aqui está o grande diferencial dos meus pontos, a Sofmap, a minha passagem obrigatória quando vou para Akihabara. Sempre compro nesta loja, pois é a que dá o maior desconto, sem contar o “W-Point Day”, que dá 10% de retorno na compra de DVDs/BDs/CDs no 2º e 4º sábados de cada mês. O normal são 5%, e apenas 1% em outros produtos (figuras e games). Juntei este ano ¥6804, de um total de ¥44668. Boa parte dos pontos era da Yamagiwa, que foi incorporada a Sofmap, que por sua vez, foi incorporada a rede Bic Camera.
Torisen – Este é o único mercado que eu frequento, mais por ser perto do apto, do que pelos pontos oferecidos. É que a filial aqui de Oizumi participa do Oizumi Stamp, um selinho que é distribuído a cada ¥200 em compras. O problema é que você precisa juntar uma cartela com 180 stamps (¥36 mil em compras), pra ganhar apenas ¥500 de desconto! Juntei 3 cartelas (¥1500), mais 158 stamps, cuja validade vai até março de 2012.
Tsutaya – Me cadastrei ano passado nesta famosa rede de locadora, mas como eu só utilizo para comprar revistas, juntei apenas ¥4358 (1% de retorno). No total tenho ¥4725, sendo que uma parte são de compras no FamilyMart e outra no AmiAmi. E esse é um dos pontos legais no cartão do Tsutaya, você poder receber/utilizar os pontos em outras lojas.

Sendo assim, em 2010 eu juntei ¥16877, de um total de ¥79693. Entretanto, optei em não computá-los como parte dos lucros, por não ter a filosofia de utilizar pontos, apenas de acumulá-los