segunda-feira, setembro 15, 2008

Dai Kessen! Chô Ultra 8 Kyôdai: 100% Spoiler!!! (Final)

Nesse momento, Daigo se encontra totalmente confuso, pois não sabe como fazer para despertar os tais sete heróis. Então, a garota de sapatos vermelhos aparece, e diz para ele se lembrar da promessa feita quando criança. Daigo se recorda de ter encontrado a tal garota e consegue se lembrar da promessa feito a ela, de que se um dia o planeta fosse invadido por alienígenas, ele mesmo protegeria este mundo. De repente, ele tem a visão do Daigo, com o uniforme da Guts, se transformando em Ultraman Tiga. Por um breve momento, ele teve a lembrança do seu outro ser, e com isso, o Sparklens acaba se materializando em sua mão. Aí ele encontra a resposta que estava procurando: “Agora eu entendi. O último dos sete guerreiros era na verdade eu!” “Eu vou proteger este mundo!” Daigo finalmente se tranforma em Tiga e vai a luta, mas acaba não sendo páreo para 3 contra 1. Vendo a luta do amigo Daigo, Asuka e Gamu também despertam como Ultraman, e realizam a dupla transformação. Este foi um dos momentos mais tocantes no filme, com direito a flashbacks. Asuka se lembra dos momentos com a Super Guts e Gamu, com a XIG, fazendo com que o Reflasher e o Esplendor se materializem em suas mãos, respectivamente. Tiga também é aprisionado numa cápsula, e quando estava prestes a ser transformado numa estátua de bronze, ele é salvo por Dyna e Gaia. Agora, 3 contra 3, as coisas ficam mais equilibradas, e assim os invasores são derrotados. Mas a batalha ainda não estava terminada. Com uma risada sinistra, surge o “Kuroi Kagebôshi” (Silhueta Negra), o ser que estava por trás de tudo, controlando os monstros. Fundindo a energia restante dos monstros derrotados com a energia da maldade contida no mundo, ele cria um gigantesco monstro, denominado Gigakimaira. O poder do monstrengo é surpreendente, e Tiga, Dyna e Gaia ficam em situação complicada. Para salvá-los, finalmente os quatro veteranos, Hayata, Dan Gô e Seiji acabam despertando como Ultraman. Quem aparece para refrescar a memória deles é Anne, seguido da Akiko, fazendo com que eles se lembrem do passado. Mais uma sessão nostálgica de flashbacks e umas frases de alento: Dan, “Se não desistirmos até o fim, logo Ultraman virá.” “Daigo, estas foram as palavras que você nos ensinou quando criança.” Hayata, “É isso mesmo, se nós não nos esquecemos dos sonhos é porque restou em nossos corações a visão de vocês, em acreditar no Ultraman.” Seiji, “É isso, vocês acreditavam no Ultraman.” Os quatro enviam suas energias ao colortimer do Mebius, fazendo com que ele volte ao normal. Assim, com os 8 reunidos, tem início a batalha final! .........F I M!

Bom pessoal, chega de spoilers, não vou contar mais do que isso. Aliás, pra dizer a verdade, pelo menos metade do que eu contei é o que estava nas revistas e no panfleto oficial. Há quem aprove spoilers, e outros não. Lê quem quer. Tecendo meus últimos comentários, este filme me empolgou mais do que o anterior, que também era legal. É claro que nem todo mundo saiu satisfeito do cinema, pois cheguei a ler alguns comentários de fãs japoneses que não curtiram isso ou aquilo. Bom, não dá pra agradar a todos, mas no balanço geral, o filme foi um bom divertimento. Se eu tivesse que escolher um trecho mais comovente, seria o momento em que Asuka e Gamu se transformam, utilizando como flashback as cenas dos episódios finais das duas séries. Outra cena legal foi aquela em que Daigo vê os veteranos indo salvar o Mebius, utilizando as cenas do filme Ultraman Mebius & Ultraman Brothers. Na hora eu fiquei confuso, como o Daigo poderia estar ali em Kobe? Parecia realmente que ele estava lá. Com relação às cenas utilizadas nos flashbacks, basta dar uma conferida na listagem dos créditos, no panfleto oficial. Com relação aos CGs, realmente eles ficaram bem superiores ao longa anterior. Pelo menos não ficou com cara de “Ultraman Fighting Evolution”. Acho que a pisada na bola foi mesmo em relação as datas, pois parece que o filme se passa mesmo em 2008. Respeitando a idade média deles entre 30 anos, Daigo, Asuka e Gamu jamais poderiam ter visto o Ultraman em 1966. A não ser que no mundo paralelo o tempo transcorra de forma diferente...HeHeHe! É claro que não dá pra exigir perfeccionismo. Tem horas que a gente tem que assistir com o olhar de uma criança. O legal desses filmes de Ultras são as inúmeras mensagens positivistas como “nunca desistir dos sonhos”, “ter esperança” etc. Destaque para as participações dos “cameos”, nunca vi tanta ponta como neste filme. Sobre o monstro “Kyûkyoku Gattai Kaijû” Gigakimaira, originalmente ele era para ser a mescla dos monstros Tyrant (Ultraman Taro), Gomora (Ultraman) e Eleking (Ultra Seven). Curiosamente o Tyrant já era uma mescla de outros monstros. Pode-se dizer que o filme também serviu como um bom guia turístico de Yokohama. Vendo pelo mapa do panfleto, o local é realmente belíssimo. Já a garota dos sapatos vermelhos (Akai Kutsu no Shôjo) e a silhueta negra (Kuroi Kagebôshi) seria a representação do bem e do mal. Isso foi uma idéia que partiu do diretor Takeshi Yagi, e não do roteirista Keiichi Hasegawa. Mas agora, uma coisa que deixou a desejar, pelo menos pra mim, foi o final do filme. Poderia ter sido outro, ou melhor, menos fantasioso (vejam a página do panfleto em que aparecem as naves dos esquadrões e o barco Nippon Maru, e tentem imaginar do que estou falando). Mas uma coisa que não fica claro é o tempo transcorrido no final, já que Daigo e Rena estão casados, e com a filha Hikari, já crescidinha. Finalizando, ótimo tema de encerramento, a LIGHT IN YOUR HEART, da banda V6.

おしまい!

Marcadores:

2 Comments:

At segunda-feira, setembro 15, 2008 10:03:00 PM, Blogger Alexandre Nagado said...

Muito interessante o resumo e os comentários. Fiquei ainda mais curioso para ver o filme.

O que me intrigou é o fato dos heróis se lembrarem do passado. Mas afinal, não é uma dimensão paralela onde Hayata, Daigo e os demais são pessoas comuns? Como eles se lembrariam de alter egos dimensionais?

Um filme com tantas referências obviamente foi feito tendo em mente os adultos que iriam assistir. Por isso, coerência é fundamental. Mas o resultado final, acredito, deve compensar furos no roteiro.

 
At terça-feira, setembro 23, 2008 2:38:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Acabo de lembrar que estive alheio durante meses ao problema judicial entre a Tsuburaya e a Chayo. Por favor, me atualizem: quem ganhou a disputa? Ultraman ainda é propriedade da empresa japonesa?

 

Postar um comentário

<< Home