domingo, janeiro 01, 2012

Balanço Financeiro de 2011

Como a primeira postagem de 2012, trago a vocês o meu balanço financeiro de 2011, nos mesmos moldes da postagem que eu fiz em 2010. Primeiramente, essa idéia de contabilizar os gastos durante o ano eu tive em maio de 2008, para poder controlar melhor as minhas finanças. Até então, eu mal sabia quanto gastava. Tem gente que deve achar isso uma bobagem, afinal de contas, nunca conheci alguém que fizesse o mesmo. Mas eu digo à vocês, faz diferença! E sem omitir nada, pois não tenho essa frescura de não revelar quanto ganho e com o que gasto. Segue abaixo, o balanço de 2011:
•Salário Total=¥2658861 / Média Mensal=¥221571,750
O Salário Total é a soma de todos os pagamento recebidos de janeiro a dezembro. O fechamento vai do dia 16 ao dia 15 do mês seguinte, com o pagamento feito no dia 25 de cada mês. Já estão descontados os valores do Imposto de Renda, Imposto Residencial, Seguro Social e Seguro de Vida. Em 2010, o Salário Total foi de ¥2585267, ou seja, houve um acréscimo de 2,85%. Isso se deve em parte, aos dois bônus pagos em 2011, respectivamente em junho (¥79012) e dezembro (¥79680).
•Hobby Total=¥912704 / Média Mensal=¥76058,666
O Hobby Total, como o próprio nome diz, são todos os gastos relativos à compra de material (Figuras, DVDs, Games, Revistas, Livors etc). Também inclui os valores de tickets de eventos e filmes. Em 2010, o Hobby Total foi de ¥534433, ou seja, houve um acréscimo de 70,78%. Não dá pra apontar uma causa exata desse aumento, mas é fato que algumas coisas acabaram pesando, como muitos produtos limitados, CDs, BDs, o PSVita, e também os gastos dentro do Namjatown, que embora tenham sido em alimentos, eu contabilizei como hobby.
•Alimentação Total=¥229237 / Média Mensal=¥19103,083
A Alimentação Total é todos os gastos que eu faço no mercado, lojas de conveniência, e até dentro dos eventos. E isso inclui também as máquinas de venda automática (hanbaiki). Em 2010, a Alimentação Total foi de ¥204174, ou seja, houve um aumento de 12,27%. Isso se deve ao aumento de minhas saídas a Tokyo, pois aí, tenho que estar sempre lanchando fora, e mesmo optando por redes de fastfood, como McDonald’s, Sukiya e Homemade Curry, isso pesa no bolso.
•Contas Total=¥1001287 / Média Mensal=¥83440,583
As Contas Total são as contas de Telefone Residencial+Internet (NTT), Telefone Celular (NTT docomo), Provedor (Softbank Telecom), Água, Luz, Gás e Aluguel. Em 2010, as Contas Total foram de ¥940120, ou seja, houve um aumento de 6,51%. No caso, esse aumento se deve a dois fatores, o primeiro, por eu ter trocado de celular, com a assinatura subindo de ¥3546 para ¥7603, e o segundo, que começaram a cobrar uma tarifa de ¥3990 na conta de água (uso do esgoto).
•Trem Total=¥215180 / Média Mensal=¥17931,666
O Trem Total é todos os gastos com condução, trem ou metrô, já que no Japão, quase não se utiliza ônibus. Em 2010, o Trem Total foi de ¥211510, ou seja, houve um aumento de 1,73%. Desse valor, renovo o meu cartão PASMO a cada seis meses, no valor de ¥62590 cada vez, que é reembolsado pela firma. Para os passeios, costumo colocar ¥10000 de créditos por mês.
•Extra Total=¥446859 / Média Mensal=¥37238,250
O Extra Total eu incluo os demais gastos, com bens duráveis como móveis, eletrodomésticos, roupas, e produtos de higiene e limpeza, já que não são itens que você adquire com certa regularidade. Mas existem algumas exceções, por exemplo, os gastos da Tokyo Motor Show ou do Namjatown, que não tenham sido em função do hobby. Em 2010, o Extra Total foi de ¥317536, ou seja, houve um aumento de 40,73%. Neste quesito, eu incluo o valor do seguro de pensão (¥15852), que eu comecei a pagar em março, e o valor da SkyPerfecTV (¥5240), a partir de setembro. Mas o gasto maior foi em função do novo notebook, o Sony Vaio de ¥119800.
•Gasto Total=¥2805267 / Média Mensal=¥233772,250
O Gasto Total é a soma dos gastos com Hobby, Alimentação, Contas, Trem e Extra. Isso inclui apenas o que eu tenho que pagar pessoalmente, excluindo os descontos feitos pela empresa: Imposto de Renda, Imposto Residencial, Seguro Social e Seguro de Vida. Em 2010, o Gasto Total foi de ¥2207773, ou seja, houve um aumento de 27,06%. Em suma, acabei gastando mais do que eu recebi, em ¥146406. Para diminuir um pouco este saldo negativo, entra a parte dos lucros, obtidos em geral com os “Point Service” e as Vendas que eu faço.

Diferente do ano passado, este ano eu resolvi contabilizar os “Point Service”, que são os pontos obtidos em lojas e sites, já que de certo modo, dá um certo retorno. Em 2011, foi de ¥33869. Com relação ao lucro obtido nas vendas de mercadorias para amigos, desta vez, contabilizei apenas o lucro real, ou seja, o que me pagaram de fato em 2011, subtraindo o valor que eu gastei. Deu ¥19974, mas o lucro teórico seria de ¥112404,4. Lidar com vendas é assim mesmo, tenho que esperar meses para ser reembolsado. Somando um ajuste bancário de ¥81 e a devolução do excedente de imposto de ¥13412, o lucro total de 2011 foi de ¥67336. Abaixo, a parte mais importante, que é o cálculo do déficit: Salário Total – Gasto Total + Lucro Total.

Déficit de 2011: ¥2658861 - ¥2805267 + ¥67336 = (-)¥79070.

Resumindo, estou no vermelho!

6 Comments:

At domingo, janeiro 01, 2012 4:49:00 AM, Blogger Michel said...

Na verdade não, Felipe, mas isso se a pessoa manter o controle regularmente, ou seja, não deixar tudo pra calcular tudo no último dia do ano. Como eu já tinha tudo digitado no word, foi só passar para o blog. Mas vale a pena mesmo!

 
At domingo, janeiro 01, 2012 11:02:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá michel Feliz ano novo,
desejo tudo de bom para você
e sua família que está no Brasil,
e continue trazendo informações sobre o mundo otaku para nós que adoramos este blog.

 
At segunda-feira, janeiro 02, 2012 5:27:00 AM, Blogger ramon said...

tenso, transformei as moedas você ta devendo R$1,94.
divida é divida, fiquei sabendo que custo de vida no japão e bem alto, tomara que você consiga sair do vermelho.

 
At segunda-feira, janeiro 02, 2012 10:39:00 AM, Blogger Michel said...

Valeu "anônimo(s)", muitas felicidades para você(s) e um Feliz Ano Novo.

ramon, apenas corrigindo o valor, o meu saldo negativo de ¥79070 daria cerca de R$1922. No Brasil, isso pode ser um grande valor, mas aqui não chega a ser tão grande assim, devido as diferenças sócio-econômicas, digamos assim. A realidade aqui é outra. Mas é claro que, toda essa minha contabilidade é apenas para referência, não significa que eu esteja preocupado. É só fazer um planejamento para tentar reverter essa diferença, ou pelo menos, evitar de terminar no vermelho de novo.

 
At terça-feira, janeiro 03, 2012 2:10:00 PM, Anonymous JO said...

Olá, Michel.

Obrigada pela visita ao meu blog (Estação Harajuku), fazia tempo que não via teus comentários por lá.

Então finalmente conheceu Harajuku depois de todos esses anos aí? Hehe!


Feliz 2012!

 
At terça-feira, janeiro 03, 2012 5:20:00 PM, Blogger Michel said...

Nem precisa agradecer, Jo, estou sempre visitando o Estação Harajuku, mas as vezes acabo nem sabendo o que comentar. Mas me identifico com a maioria das postagens, justamente por eu estar no Japão. É, pra você ver, finalmente decidi fazer um pit stop em Harajuku. Penso em voltar lá outro dia, pois acabei indo muito tarde. Bons tempos seria na época do "Hokôsha Tengoku", quando a avenida Omotesando era fechada, e o pessoal ficava fazendo performance, como apareceu em alguns tokusatsu.

 

Postar um comentário

<< Home