sexta-feira, novembro 19, 2010

THE IDOLM@STER SP - Perfect Sun

Hoje de manhã, antes de entrar no serviço, eu finalmente terminei pela segunda vez, o jogo THE IDOLM@STER SP – Perfect Sun (PSP), desta vez produzindo a idol Makoto Kikuchi. O jogo havia sido lançado em fevereiro de 2009, mas só recentemente, desde setembro, comecei a jogar pra valer. Bom, pra quem nunca ouviu falar de IM, ele surgiu no arcade em 2005, onde você produzia 9 idols e salvava a jogada num card. Depois, saiu uma versão para o XBOX 360, Live For You!, com a inclusão de uma idol original, Miki Hoshii. Em seguida, veio a versão do PSP, dividida em três jogos, cada um com três idols (+idol rival): Perfect Sun [Haruka Amami, Makoto Kikuchi, Yayoi Takatsuki (+Hibiki Ganaha)], Wandering Star [Yukiho Hagiwara, Iori Minase, Ami/Mami Futami (+Takane Shijô)] e Missing Moon [Chihaya Kisaragi, Azusa Miura, Ritsuko Akizuki (+Miki Hoshii)]. Ano passado, teve a versão para o NintendoDS, Dearly Stars, com mais três idols (Ai Hidaka, Eri Mizutani, Ryô Akizuki). E finalmente, o THE IDOLM@STER 2, que será lançado para o XBOX 360, no dia 24 de fevereiro! Dezenas de CDs, vários livros, mangas e figuras, sites para cada jogo, anime, internet radio, só não conhece quem não quer...rsrsrs!
Na primeira jogada, com a Haruka (16), obtive um aproveitamento de 77% e rank B+. Joguei para o gasto! Mas com a Makoto (16), tentei criar uma jogada mais perfeita, atingindo 93% e rank A+. Agora comecei a terceira, com a Yayoi (13). Por mais que seja a mesma jogabilidade, cada idol tem características diferentes. A Haruka, por exemplo era o chamado “dojiko”, aquele tipo de garota atrapalhada, e vivia tropeçando. Por isso mesmo seu nível de dança era baixíssimo. Já a Makoto faz o gênero “boyish”, tem nome de garoto, fala como garoto (se refere a ela mesmo como “boku”, o “eu” masculino), tem um fashion de gatoto, mas DETESTA ser confundida como menino! Muito complexo lidar com ela. Já a Yayoi tem um jeito mais alegre, pueril, pois é bem mais nova. Um dos pontos fortes de IM, é a interação entre você, o Produtor, e a aspirante a Idol, cujo objetivo é tentar estabelecer uma comunicação perfeita (Bad, Normal, Good e Perfect Communication). As opções de resposta funcionam de forma aleatória e é necessário uma boa combinação delas. E isso é que torna o jogo longo, ficar dando load e escolhendo as demais respostas. Dois pontos negativos em IM SP, é que você não pode salvar a jogada em qualquer ponto e também por não haver a opção “quit game”, você tem sair do jogo e carregá-lo novamente, caso queira reiniciar a jogada. Para poder entender melhor o jogo, até cheguei a comprar o livro oficial da versão PSP, THE IDOLM@STER SP Producer's Guide, da enterbrain, mas infelizmente não vem com o guia das melhores cobinações de resposta. Vou ter que revirar as minhas revistas Dengeki PlayStation! Não posso me esquecer das músicas, que são o principal em IM. Já estou meio viciado, e até disposto a comprar umas coletâneas em CD.
Um outro desafio é tentar conseguir completar as vestimentas e acessórios, e um jeito mais fácil, é jogar online e trocar itens com outros usuários. Aliás, fazer uso dos DLC (Download Contents) é algo imprescindível. Mas haja grana pra ficar baixando músicas, vestimentas, acessórios e eventos, através do PlayStation®Store. Eu tenho cadastro na PlayStation Network, mas preciso comprar créditos. Infelizmente, o conteúdo online chegou em sua 18ª edição, e não será mais atualizada. Bom, lá vou eu gastar mais algumas semanas com a Yayoi, e pensar que eu ainda tenho mais dois jogos “lacrados”, fora a minha última aquisição, o K-ON! Hôkago Live!!. Mas isso fica para um outro post...