sexta-feira, setembro 25, 2009

Tokyo Game Show 2009

Bom, como muitos já devem saber, ontem começou mais uma edição da Tokyo Game Show (TGS), e hoje foi o segundo dia do “Business Day”. Amanhã e domingo será a vez do “Public Day”. Pela primeira vez, decidi ir nos dois dias, e pra isso, comprei hoje dois tickets antecipados, no Seven Eleven, pelo valor de ¥1000 (Cada). No dia, o ingresso custará ¥1200. Conversei ontem com meu amigo Daniel, que confirmou presença nos dois dias, assim como no ano anterior. E combinei de me encontrar com dois colegas de serviço, que estarão indo pela primeira vez. Como andar em grupo você acaba não vendo tanta coisa, vou dosar um pouco com o domingo. Esta será a 10ª edição que eu participo, desde 2001, ano em que ainda era realizada duas vezes ao ano (março/setembro). Pode-se dizer que eu sou um veterano em TGS! Ainda bem que hoje eu não tive horas extras, não estava com a menor vontade de trabalhar até tarde, na véspera de uma TGS...HeHeHe!
Bem, mas não vim aqui pra falar propriamente do evento, como vem fazendo meu amigo Renato Siqueira, em seu blog, ou como muitos outros blogueiros. Pra ser sincero, apesar de gostar muito de games, ando por fora das novidades, mesmo comprando quinzenalmente a revista Dengeki PlayStation. Não tenho um PS3, Xbox 360 ou um Wii, e nem curto esses jogos badalados como Final Fantasy, Metal Gear entre outros, mas gosto de games no geral, e é isso que me faz ir todo ano para a TGS. Sendo assim, não vou ficar relatando lançamentos como uma pseudo-divulgação! Mas é claro que eu dei uma bisbilhotada nos sites de algumas fabricantes pra ver o que vai rolar. O tema deste ano será “GAME wa, Genki desu” (GAME é saúde), e terá a participação de 180 empresas (88 Nacionais/92 Internacionais), de 18 países, ocupando 1367 espaços. Serão apresentados 758 títulos de jogos. Espero ver muitos clipes legais, pegar muitos panfletos e principalmente DVDs de brinde. Aliás, esses DVDs são muitíssimos disputados, e em alguns casos, chega-se a ficar 30 minutos numa fila. Ah, e pretendo tirar muitas fotos também (principalmente de garotas). Ano passado eu tirei 172 fotos, espero superar essa marca. Bom, vou tratar de chegar cedinho, pegando o primeiro trem aqui de Oizumi, às 5h01, e chegando às 7h30 em Kaihin Makuhari. Neste horário, a fila já deve estar quilométrica, mas quem chega cedo, entra mais cedo! E parece que na edição deste ano, a entrada poderá ser aberta 30 minutos mais cedo, às 9h30, caso a quantidade de pessoas seja muito grande! Me aguardem!!!

Vejam também:
Tokyo Game Show 2008 [Comentários-Parte 1]
Tokyo Game Show 2008 [Comentários-Parte 2]
Tokyo Game Show 2008 [Extra]

Marcadores:

2 Comments:

At terça-feira, setembro 29, 2009 3:39:00 AM, Blogger Unknown said...

OI, Michel.

Tô respondendo aqui com mais detalhes aquele comentário que você deixou no meu blog.

Eu fiz a divulgação daquele jeito porque eu queria mesmo. De certa maneira isso serve pra medir o nível de interesse das pessoas em determinados tipos de assuntos. Eu não quero ficar atrelado a só um tema e tal.

Por isso cobrir a TGS 2009 pelo blog foi legal para ter uma idéia de como é fazer isso sozinho e atrair mais pessoas interessadas em games.

Lógico que eu fiz do meu ponto de vista embasado por acontecimentos da mídia e da cultura pop japonesa em geral. Acho que fazer isso é tão válido para mim quanto é para você quando escaneia revistas japonesas, fazendo comentários e traduzindo entrevistas ou corrige a tradução dos epsiódios de Kamen Rider W em português. Acho que tem que ser como fã mesmo, mas estou pensando seriamente em transformar o blog em um site de notícias no futuro. Levar a sério mesmo e tal. Percebi que eu tenho blog a tanto tempo que se tivesse comprado um domínio como fiz dessa vez, eu teria um nome na internet, onde as pessoas poderiam procurar por notícias e tal. Acho que você deveria pensar nisso tb pq tem blog há muito mais tempo e é bem mais conhecido. O Juba já fez.

Sobre citar as fontes, existem algumas regras para isso:

# Se você usa a informação para criar uma nota, você necessariamente, não copia a nota. Portanto não precisa citar a fonte. Informação é informação, notícia é notícia.

# Se você pega uma imagem ou texto de uma assessoria de imprensa, você observa as regras e segue o que eles pedem. Algumas vezes pede-se para citar a marca registrada e outras não. Dependendo da empresa e do produto, a regra muda.

# Se você encontra na net uma notícia ou imagem que nitidamente é o press-release liberado pela assessoria de imprensa da empresa ou um artigo cujos direitos autorais pertençam a outra pessoa e você usa isso para criar uma nota no seu site, você não precisa citar as fontes. Um exemplo que me deixa puto, o cara vai lá na sala de imprensa pega uma imagem, coloca o link do site dele estampado na imagem. Aí quando você clica na imagem tá lá, a foto com o logo do engraçadinho como se fosse ele quem tirou. Isso tá errado. Talvez quem copie as suas entrevistas esteja pensando que a obra não é sua, apenas a tradução. Aí ele cita a fonte, mas não cita você. O que é uma sacanagem porque você tem um puta trabalho, mas do ponto de vista da web, se ele citou a fonte como sendo a revista, ele não tá errado.

# Se você copia integralmente o material de alguém é de praxe no mínimo citar a fonte. Não dá pra copiar uma notícia ou entrevista integralmente e dizer que foi você quem fez, logicamente. (Mas diga-se de passagem uma boa parte das pessoas na web não pensa assim!)

Na maioria das vezes em que eu copio literalmente uma notícia, o link ou a fonte são citados na matéria. Eles não ficam escondidos. Pode conferir.

Além disso, nenhum dos meus links está escondido para quem usa o feed do meu blog que está conectado ao delicious.com que guarda todos os meus Bookmarks. Cada vez que uma nota minha sai no feed segue-se uma lista de links de sites que eu provavelmente usei como fonte de pesquisa e referência. Pode conferir aqui: penpas.blogspot.com (é o mirror do meu site no blogger).

Essas regras aí em cima são as de boa conduta tanto na internet quanto nas notícias de web em geral. Se os caras tão copiando o seu material, faça como eu, mande um e-mail pro cara reclamando ou deixe um comentário pra ele, colocando o seu link original.

 
At terça-feira, setembro 29, 2009 3:40:00 AM, Blogger Unknown said...

continuando...
Sobre o tema da TGS 2009, a versão em inglês ganhou um significado mais leve do que a versão em japonês. As matérias da tv japonesa que eu assisti estavam todas preocupadas com o que esperar deste mercado para o ano que vem. O tema da feira ficou bem claro para a imprensa especializada no Japão. É uma forma deles dizerem: "Calma, a nossa indústria vai bem". Foi no Brasil que esse fato nem foi citado.
Ah, as fotos e imagens aí desse post são da assessoria da própria TGS 2009 que me liberou o acesso, depois que eu mandei um email e eles viram que o site tem domínio próprio. Não tem fotos dos estandes, só do público lá.

Abs,

 

Postar um comentário

<< Home